tag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post631185586626467476..comments2024-01-23T16:08:59.714-03:00Comments on e-Boca Livre: O dilema das revistas de gastronomiae-BocaLivrehttp://www.blogger.com/profile/15266030298236630326noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-6773562874252616022010-02-04T10:22:01.533-03:002010-02-04T10:22:01.533-03:00Oi Carlos,
eu consigo entender à quais tipos de p...Oi Carlos, <br />eu consigo entender à quais tipos de publicações você se refere, mas nem todas são assim. A "melhor revista" de gastronomia é como tudo em gastronomia: depende do seu palato! Uma pena que você esteja nivelando por baixo... Na verdade, reparando bem, as revistas todas (incluindo os suplementos) precisam ter uma certa 'tendência', uma determinada forma de abordar os temas que a identifique e diferencie das outras. <br />Sobre essa desova de vinhos, eu concordo. Parece que brasileiro só se interessa por vinho, como se fosse a única coisa em gastronomia que se pode degustar, mensurar e que possui técnicas para isso. Lamentável. <br />E eu preciso dizer... apesar de não ser votação, mas a melhor revista de gastronomia (do ponto de vista editorial e gráfico, para mim) é a Prazeres da Mesa. O Paladar só tem mais abrangência, mas as matérias sempre me parecem insossas... Nada se aprofunda. Acredito que quem compra uma revista, quer (e espera) um certo APROFUNDAMENTO dos temas... diferente de quem lê o Paladar. Prova disso, é comparar o Paladar com o Link (caderno de informática do mesmo jornal). <br /><br />Adorei o blog e o texto! Divulguei terrores!<br />Beijos e até a próxima!Laura Lacerda Fonsecahttps://www.blogger.com/profile/08806103448067774691noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-41846745885464571112010-02-04T09:50:35.681-03:002010-02-04T09:50:35.681-03:00Olá Carlos, excelente artigo!
O mercado editorial ...Olá Carlos, excelente artigo!<br />O mercado editorial de gastronomia no Brasil é tão amador quanto o próprio setor. Da mesma forma que um dono de restaurante acha que vai ter sucesso em sua casa graças ao seu empirismo, o jornalista de gastronomia acha que venderá revistas falando sempre a mesma coisa. Receitas, entrevistas e dicas de lugares. As revistas de gastronomia que circulam por aí são tão repetitivas quanto um limpador de para-brisa. Abs<br />Rafael Mantesso (marketingnacozinha.com.br)mantessohttps://www.blogger.com/profile/07082320851697315003noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-32371004973180696032010-02-03T13:53:40.886-03:002010-02-03T13:53:40.886-03:00Carlos, sinto discordar de você. Sou jornalista (n...Carlos, sinto discordar de você. Sou jornalista (não de gastronomia) e sinceramente, não vejo no mercado editorial brasileiro um só veículo (os jornais aí incluídos) que consigam viver apenas do dinheiro oriundo de assinaturas / vendas em banca. Pelo ritmo de fechamento de publicações americanas diante da queda no volume de anúncios no passado recente, arrisco dizer que isso não é exclusividade do nosso mercado. As operações são caríssimas, sempre. E me surpreende que você não toque na questão dos blogs. Há poucos sérios de verdade. A maioria (incluindo, infelizmente, alguns dos mais populares) vive de convites, festinhas e "amizades" com os chefs, assessores e proprietários de restaurante. Concordo com a pobreza editorial e com a atitude de ignorar certos assuntos, mas não acho sinceramente que sejam fruto da tal dependência da publicidade. Privilegia-se o frufru, por falta de conhecimento do que quer o leitor - pesquisas sérias também são caras. E, encadeadas, essas coisas todas são muito tristes. É louvável que suplementos como o Paladar marquem sua posiçao e fujam um pouco do que faz o resto.Camilahttps://www.blogger.com/profile/11619476305610768542noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-70577289285645939882010-02-03T13:11:55.046-03:002010-02-03T13:11:55.046-03:00Dória,
Adorei os comentários, pois conheço bem as ...Dória,<br />Adorei os comentários, pois conheço bem as dificuldades que se colocam ao ter experiência mais do que direta com o assunto e escrever uma coluna há 5 anos em um jornal local que ja mudou de cara várias vezes na tentativa de encontrar o ponto. Não é fácil ter isenção quando as contas estão chegando. As revistas são publicações caras (fotografia, papel, equipe)e infelizmente as notícias não são boas, especialmente se pensarmos no encerramento das atividades da famosa revista norte-americana. A publicação foi perdendo leitores cansados de tanta informação distanciada, se considerarmos que circulava desde 1958 (ou 1953, agora não me lembro exatamente) a notícia é alarmante. Fiquei pensando se não seria uma boa questão para um debate, é uma ideia a se pensar. Que tal?<br />Abraços<br />Janine CollaçoJanine Collaçohttps://www.blogger.com/profile/09401985555360100234noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-54379645326205402232010-02-03T10:49:24.825-03:002010-02-03T10:49:24.825-03:00Leo,
concordo plenamente. Mas não é por acaso que ...Leo,<br />concordo plenamente. Mas não é por acaso que o jornalismo gastronomico com mais qualidade foi se abrigar num jornal né? A relação do jornal com os interesses economicos mais imediatos da área é totalmente outra.e-BocaLivrehttps://www.blogger.com/profile/15266030298236630326noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-82098877253388029302010-02-03T10:46:23.033-03:002010-02-03T10:46:23.033-03:00Dória, a melhor revista hoje de gastronomia é o su...Dória, a melhor revista hoje de gastronomia é o suplemento Paladar do Estadão. Pena que não é revista.Leo Beraldohttps://www.blogger.com/profile/10075292031641618734noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-51526135935602600592010-02-03T08:43:49.834-03:002010-02-03T08:43:49.834-03:00Caro Miguel,
é claro que toda generalização é inju...Caro Miguel,<br />é claro que toda generalização é injusta, e as exceções é que mantêm a esperança acesa. Mas há de concordar comigo com a tendência a se tornarem catálogos. Quanto à independência, gostaria de entender o silencio da critica especializada sobre a tragédia do salmão de cativeiro, por exemplo. Não acho que ninguém esteja levando grana, mas, convenhamos, mexer nesse vespeiro não é coisa de interesse das revistas de gastronomia e, apesar de não reivindicado pelo leitor, é do interesse público. Não acha? <br />Esse tipo de acomodamento de interesses só se explica pela função de catálogos de venda. Nenhuma revista de gastronomia se ocupa dos escandalos, que conhece, no tocante à qualidade e segurança dos alimentos da grande indústria. Não consigo ver nisso espirito independente no sentido estrito que uso aqui.<br />Abraços e obrigado pelo comentárioe-BocaLivrehttps://www.blogger.com/profile/15266030298236630326noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-40996132424122941052010-02-03T08:32:14.225-03:002010-02-03T08:32:14.225-03:00Caro Carlos,
Embora concorde que o panorama edito...Caro Carlos,<br /><br />Embora concorde que o panorama editorial gastronómico (e não só) seja de uma pobreza franciscana, não concordo com a impossibilidade de independência face ao mercado. É possível fazer coabitar o interesse do mercado com opinião isenta, lúcida e relevante. Algumas coisas teriam que mudar. A começar em quem escreve nas revistas – vastas vezes pessoas impreparadas que tanto escrevem sobre gastronomia como sobre a festa mais in do momento – e a acabar na filosofia como (erradamente) se dirigem ao mercado. Se essas revistas criarem lanços de credibilidade com os leitores, os anunciantes vão querer, mais cedo ou mais tarde, divulgar os seus produtos nelas. Porque o mercado saberá que é nesse “bastião” que se encontra o público-alvo dos seus produtos. <br />Por outro lado, aqueles que sustentarem o seu negócio editorial na falta de isenção, acabarão por deixar de ser considerados pelo público, consequentemente, o que não é levado a sério pelos consumidores/leitores é desprezado por quem anuncia.<br /><br />Um abraço<br /><br />Miguel SantosUnknownhttps://www.blogger.com/profile/01692656564774533716noreply@blogger.com