tag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post105299320137418108..comments2024-01-23T16:08:59.714-03:00Comments on e-Boca Livre: As noivas não gostam muito de comere-BocaLivrehttp://www.blogger.com/profile/15266030298236630326noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-35295809091878602792010-05-18T17:40:05.843-03:002010-05-18T17:40:05.843-03:00Caro Carlos.
Aprecio a gastronomia e você citou al...Caro Carlos.<br />Aprecio a gastronomia e você citou alguns pontos interessantes quanto às revistas. Mas convenhamos que conseguir "ibope" para um blog através de críticas sem fundamento e sem comprovação é de muito mal gosto.<br />Acho que você precisa estudar um pouco mais o mundo gastronômico antes de falar de editores e revistas tão conceituadas no mercado.<br /><br />Atenciosamente,<br /><br />Adélia RodriguesUnknownhttps://www.blogger.com/profile/11749465454085289997noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-68227901053810215302010-05-18T12:27:22.484-03:002010-05-18T12:27:22.484-03:00Quentin,
acho que o modelo convencional de revista...Quentin,<br />acho que o modelo convencional de revistas de gastronomia praticado no Brasil está mesmo deixando a desejar. Não que não haja alternativas, mas faltam razões objetivas para mudar. Por isso é necessário cobrar além do que elas entregam.<br />Abraçose-BocaLivrehttps://www.blogger.com/profile/15266030298236630326noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-40141984012385312622010-05-18T11:42:44.276-03:002010-05-18T11:42:44.276-03:00Cher Carlos,
Acho que vc acertou em cheio o perigo...Cher Carlos,<br />Acho que vc acertou em cheio o perigo que a Gastronomia (todos os envolvidos) vai ter que enfrentar daqui para frente.<br />Gostei imenso da sua levantada de bola.<br />Não precisamos voltar para a avaliação em notas, vamos inventar, crear e testar novos metodos de apreciação mais sensiveis.<br />Gastronomicalement,<br />Quentin Geenen de Saint MaurQuentin Geenen de Saint Maurhttps://www.blogger.com/profile/00035776182320155430noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-28708098233061748402010-05-18T11:11:31.287-03:002010-05-18T11:11:31.287-03:00Mandacaru,acho que a "fase heróica" dess...Mandacaru,acho que a "fase heróica" dessas revistas já passou. No ultimo ano o segmento cresceu, em tiragem, mais de 30%. Novos títulos estão sendo preparados para lançamento. De verdade, tornaram-se caça-niqueis ligados à idustria do vinho. Só vendo em detalhe os balanços das empresas para mudar de impressão.<br />Abraçose-BocaLivrehttps://www.blogger.com/profile/15266030298236630326noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-89040300123561871122010-05-18T10:45:26.048-03:002010-05-18T10:45:26.048-03:00Dória,
É importante ressaltar o trabalho pífio e ...Dória,<br /><br />É importante ressaltar o trabalho pífio e pouco criativo dos mídias das grandes agências de publicidade, que só programam para seus clientes, a já conhecida mídia obrigatória, deixando no esquecimento as publicações segmentadas. <br />À elas cabe a difícil tarefa de ir atrás dos pequenos anunciantes, praticando preços de veiculação, que tornam quase inviáveis sua sobrevivência.<br />Mas isso não as isenta de terem uma postura ética, e transparente.<br />Forte abraço,<br /><br />MandacaruFood and Photoshttps://www.blogger.com/profile/15531754998813636131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-8562374134075819002010-05-18T00:23:33.167-03:002010-05-18T00:23:33.167-03:00Dória,
algumas vezes leio algumas destas revis...Dória,<br /> algumas vezes leio algumas destas revistas e também alguns sítios. Concordo com voce em relação aos nomes. Os nomes são a nominação de um conceito, de uma técnica, de um patrimônio até. <br /> Um Chef que se diz criativo na elaboração de um novo prato, com combinações ou técnicas diferentes, acho eu, deveria nominá-lo. <br /> Mas, creio, que concordando com a outra parte do seu texto, é uma questão de mercadologia. Um prato novo, com um nome desconhecido, de um Chef não tão famoso, talvez não cole. Ou será que pega? <br /> Não sou dono de revista, mas creio que o público não seja tão fiel a elas, talvez a tiragem não seja tão grande, talvez por isso, o patrocinador anunciante seja importante para manter a revista, que por sinal tem alguma qualidade gráfica. Talvez o corpo editorial se perca e acabe fazendo propaganda também dentro das análises e de receitas....<br /> Acho, que como tudo o mais, faltam referências para o leitor, mais publicações, mais análises imparciais (dentro do possível). Como a que fazes. Curiosidade só não basta.<br /> Saudações,<br /> EstevãoGastronomia e afinshttps://www.blogger.com/profile/12362403759834603077noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-49403846495946052010-05-16T12:24:43.597-03:002010-05-16T12:24:43.597-03:00Caio, não se trata de "nome" de um prato...Caio, não se trata de "nome" de um prato. Mas de uma designação que permita saber do que se está falando. Um besouro, por voar, não é um pássaro, embora você possa chamá-lo poeticamente de pássaro...e-BocaLivrehttps://www.blogger.com/profile/15266030298236630326noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-68276785367629289602010-05-16T12:19:27.948-03:002010-05-16T12:19:27.948-03:00Que pé que é esse mundo da gastronomia!
Por um la...Que pé que é esse mundo da gastronomia!<br /><br />Por um lado, uma legião de chefs e cozinheiros que, metidos a antenados, servem gororobas, porções famélicas ou pratos sem pé nem cabeça a troco de preços escorchantes.<br /><br />E agora, por outro, essas críticas acadêmicas e conceituais. Soa meio coisa de elite terceiro-mundista - para quem não sabe, nos ótimos restaurantes franceses e italianos sinceros e não estrelados, come-se bem o que o dono sugere, sem divagações teóricas totalmente mal situadas.<br /><br />Consultar a enciclopédia para conferir a correição do nome do prato? Ah vá!!!!!<br /><br />Sou também um leitor muito chato.limongigasparini@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/10249945878874829555noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-50428963023329000212010-05-16T12:07:28.165-03:002010-05-16T12:07:28.165-03:00Luciana, tirante os colunistas que comentam vinho,...Luciana, tirante os colunistas que comentam vinho, as matérias editoriais me dão a impressão de que são catálogos de venda apenas. Há muito perderam a noção da separação entre jornalismo e marketing. Há quem diga que nem todos os colunistas se salvam. Prefiro não considerar essas partes das revistas de gastronomia.e-BocaLivrehttps://www.blogger.com/profile/15266030298236630326noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1731849068076261364.post-28600810676944796832010-05-16T10:48:45.466-03:002010-05-16T10:48:45.466-03:00Dória, chamou minha atenção o fato de você não men...Dória, chamou minha atenção o fato de você não mencionar a revista Gula na sua matéria. Mês passado, saiu a Gula edição especial sobre vinhos e fiquei intrigada com algumas escolhas da revista. Em uma matéria na qual um dos critérios era relação preço-qualidade, a revista colocava, "em pé de igualdade" entre vinhos de R$ 350 para cima, um Vega Scilia Unico e um Almaviva com um vinho da Miolo. Nada contra a empresa, admiro muito a seriedade e o professionalismo da Miolo, mas a escolha claramente não atendia o critério. Também me incomoda esta indefinição entre as fronteiras do marketing e da política editorial. As revistas de gastronomia podiam seguir o exemplo da Viagem&Turismo, que mesmo falhando algumas vezes, procura estabelecer esta linha divisória.<br />Abraço,<br />LucianaLuciana Betensonhttps://www.blogger.com/profile/07893603687180935273noreply@blogger.com