26/02/2009

A turma de Montezuma



Luiza Fecarotta, essa capitã-do-mato pós-moderna, responsável pelo de comer do Guia da Folha, anda obstinadamente atrás dos chocolates artesanais que São Paulo oferece. A melhor coisa é seguir os passos dela e conferir. Eis algumas (10) paradas obrigatórias, além daquelas óbvias:

Galeria Chocolate: Rua Gaivota, 779
Cau Chocolates: Rua Peixoto Gomide, 1740
Sweet Brazil: Al. Raja Gabaglia, 155
Chocolat des Arts: Rua Diogo Jacome, 360
Choco.Lab: Rua Pará, 18
Crismel: Rua França Pinto, 499
Esses Chocolates: Rua Pascal, 1195
L´Universe de Chocolat: Rua Clodomiro Amazonas, 3730
Le Bonbon: Rua Cristiano Viana, 288
Fachga: Rua Manoel Jacinto, 49

Esses Chocolates, de Renata Arassiro, são bombons de qualidade indiscutível, embora restritos ao uso do chocolate Callebaut. Mas o melhor será fazer uma degustação geral. Para isso é preciso encontrar os critérios de julgamento, pois a cultura nacional de chocolates ficou meio século prisioneira da Nestlé e Garoto, ou seja, da abundancia do açúcar e do descaso pelos “crus”. Como custou se produzir um exército de "enochatos", grande será a caminhada até os "chocochatos".

6 comentários:

Susanita disse...

Parabéns pelo blog !
Tive a sorte de receber de presente uma simpática caixinha de chocolates da "Renata", eles são bem diferentes do que já tinha experimentado...tem um sabor especial, sobrio, quase amargo. Diria que cada bombom é uma surpresa. Vou escrever a quem me deu o "mimo" para agradecer !

Marcelo Katsuki disse...

Grande Carlos, parabéns pelo ótimo blog, estou adorando ler! Genial a Luiza como a capitã-do-mato pós-moderna! E quando rolar essa degustação dos chocochatos, não me esqueça, hehe! Grande abraço do seu leitor e grande admirador Kats.

Janine Collaço disse...

Querido Carlos
os temas estão interessantíssimos e muito atuais! Adorei e parabéns! Valeu a pena esperar!
Janine Collaço

Janine Collaço disse...

Caro Carlos,
Fiquei muito feliz com a notícia do blog. Está um verdadeiro deleite! Parabéns! Valeu a espera!
abraços
Janine

Flamingo em Festa disse...

Oi Carlos, sou fã do seu trabalho e fiquei feliz da vida quando soube de seu blog - que já entrou para os "favoritos". Parabéns pela iniciativa! abraços

Ana Paula disse...

Caro Carlos, você com certeza não me conhece. Sou nutricionista e faço parte do grupo de Estudos da UFPR liderado pelo Prof Carlos Antunes. Há pouco tempo adquiri seu livro "Estrelas no céu da boca" e confesso: estou me deliciando. Há pouco tempo também ocorreu-me a idéia de fazer um blog onde eu pudesse colocar em letras as viagens mentais - quase empíricas - que faço sobre comida. Infelizmente somente cadastrei o domínio e ainda não consegui me concentrar para escrever algo. Pode parecer pequeno, mas fiquei bem contente quando fiquei sabendo do seu blog, já que essa idéia também está em minha mente, uma mera admiradora do seu trabalho. Abraço, Ana.

Postar um comentário