A Giuliana Bastos, conhecida jornalista dos meios gastronômicos, é também uma doutora em café, como o Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas evidencia à exaustão. O livro será lançado amanhã, na Livraria da Vila, filial Lorena.
Digo “doutora em café” porque Giuliana estuda o tema há nove anos – tempo suficiente para dois doutoramentos! E o resultado desse estudo sistemático é o livro que agora apresenta.
Trata-se de uma história do café; de uma exposição sistemática dos tipos de café, suas qualidades e defeitos; modos de fazer; diferenças de grãos e de bebidas, segundo as modernas teorias da degustação; tudo, enfim, sobre o café, a sua cultura – uma enciclopédia para leigos e iniciados. Sua pesquisa básica é boa e o entendimento corretíssimo. Um livro para se ter na estante e consultar sempre.
Acresce que precisamos tomar consciência da riqueza de aromas e sabores que essa bebida encerra, justamente quando, no mercado, vê-se a política agressiva de uma marca como a Nespresso que, por conta de uma nova tecnologia de extração (a cápsula), está transformando a bebida num pasticho refinado. Hoje é chic o café Nespresso. Até mesmo em festas privadas.
Depois de uma longa história de cafés indiferenciados no mercado, por conta do seu processo de comoditização, ingressamos numa outra fase – a dos cafés gourmets ou orgânicos – que, no entanto, é ameaçada pela standardização à Nespresso. Só o conhecimento resiste ao massacre tecnológico.
02/12/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Dória, mestre, você é muito gentil. Muito obrigada pelos comentários. Você tem toda razão. O café precisa ser redescoberto e o conhecimento é a base de tudo. Te espero amanhã! Grande beijo, Giuliana
Lá estaremos, Giuliana.
A indústria alimentícia é um perigo, ainda mais se o nome do produto começa com Nes... aí eles destroem qualquer coisa...
Em compensação esse livro deve ser o máximo, estou aqui imaginando. Obrigada pela dica!
C.
Postar um comentário