10/08/2010

Decantação - para que serve

A decantação se obtém apenas derramando o vinho em outro recipiente e pode suavizar o sabor de vinhos tintos jovens rascantes, simplesmente expondo-os ao oxigênio; mas também serve para retirar os sedimentos em em vinhos idosos vintage. Os vinhos brancos, que são envelhecidos por períodos mais curtos, não se beneficiam da decantação.

Alguns vinhos tintos jovens - entre três e 10 anos de idade - podem ser adstringentes se consumidos imediatamente após a abertura da garrafa já que eles foram mantidos em um ambiente relativamente livre de oxigênio durante o envelhecimento. Ao longo do tempo, essa condição resulta num caráter "fechado” que decorre do acúmulo de compostos especificos.

A mudança do aroma do vinho se dá durante os primeiros 10-30 minutos após a abertura. A decantação acelera o dito “processo de respiração”, que aumenta o aroma de frutas e carvalho natural no vinho, permitindo que algumas substâncias voláteis se evaporem. A decantação também parece "amolecer" o gosto dos taninos que causam aspereza e adstringência, apesar de químicos não detectarem alterações perceptíveis para os taninos. Mudanças menos dramáticas ocorrem quando simplesmente descorchamos a garrafa entre 15 a 60 minutos antes de servir.

Nos vinhos mais velhos a decantação também serve para retirar os sedimentos, que são inofensivos mas fazer o vinho turvo ao olhar e arenoso ao paladar. Ao contrário dos vinhos mais jovens, os vinhos mais velhos devem ser servidos imediatamente após decantação, pois o bouquet da garrafa pode ser fugaz. (Andrew L. Waterhouse, a professor in the department of viticulture and enology at the University of California, SCIAN, December 2005, pág. 31)

0 comentários:

Postar um comentário