09/08/2012

Leitor de 5ª: entre Fausto e o fausto baiano

Finalmente, Comida aposta em jornalismo de qualidade, isto é, em colocar alguém, com exclusividade, a apurar informações que possam enriquecer o leitor. Falo da matéria de capa, “Nos bastidores do grupo Fasano”. O apurado é uma versão tupiniquim de Fausto, quando um jovem, sabedor do valor da tradição, cheio de sonhos gastronômicos, acaba nos braços mefistofélicos de João Paulo Diniz e da construtora JHSF.

É verdade que não se conta da missa a metade, como a investida uruguaia da dupla Fasano-JHSF, mas já é um bom começo. É um tipo de matéria que os editores devem considerar excepcional, especialmente pela dedicação do repórter, mas seria bom que fosse bem mais usual, que investissem mais em investigação e menos em elocubração gastronomica.

Paladar, preguiçosamente, embarca na comemoração literária dos 100 anos de Jorge Amado. Como? Com um bom texto-testemunha de João Ubaldo Ribeiro sobre a preferencia do escritor por carne mal assada. O mais, uma matéria de enche-linguiça sobre a “cozinha de Jorge Amado” que é, de verdade, um decalque da obra de Manoel Querino; aliás seu personagem João Arcanjo, em Tenda dos Milagres. Traz também uma entrevista chinfrim de Paloma Jorge Amado; mas não sobre o seu livro de compilação de receitas na obra do pai.

A boa notícia da semana: a importadora AllFood, de Luciano Almendary, conseguiu legalizar a entrada, no Brasil, do queijo espanhol torta del casar, feito de leite cru de ovelha. É tão ou mais interessante que o queijo da Serra da Estrela, tão famoso por aqui, mas ninguém conhece.

E pintou um restaurante no centro (Ramona) que Josimar Melo nos diz que é mais bonito do que culinariamente bom. Apostar na deselegância discreta do centro é sempre uma boa notícia também. Luiz Américo resenha a La Brasserie de Erick Jacquin, que mudou para o Itaim, no lugar onde antes esteve o Vecchia cucina de Sergio Arno. A conclusão a que cheguei: saímos perdendo.

Nina Horta repete-se no tema do frango. Ela gosta do assunto, assim como de falar sobre empregadas - tema do qual se encontra em recesso provisório. Mas o frango... bem, ele precisa ser reinventado, assim como o porco tem sido. Vale insistir sempre, como Nina faz.

Comida dá indicações de alguns livros “saídos do forno” para Bienal do Livro. Comeu barriga ao não indicar o livro de Adrià, cuja breve resenha fiz no post anterior.

0 comentários:

Postar um comentário