26/09/2012

Campo culinário e campo gastronômico V (final)

De repente, nos damos conta de que um ciclo se completou. Destacado do “campo culinário”, insuflado pelas midias, venerados pelos acólitos, o “campo gastronômico”, por um momento, pareceu autônomo. E eis que volta a se aninhar na  cozinha doméstica, depois de mero aggiornamento tecnológico. 

O movimento de um enorme arco parece chegar ao ponto de partida. De forma sintomática, Adrià lança livro sobre a comida em família. Tivemos a batedeira eletrica como novidade, agora temos o Thermomix. A sensação de carência de saberes capazes de colocar em movimento a nova cozinha doméstica parece se esvair: o novo equipamento vem acompanhado por um manual e o velho purê de batatas pode ser feito de nova maneira. Cabem também risotos, sorvetes, e uma parafernália de coisas que sempre imaginamos ter que buscar fora de casa.

O campo culinário, por um momento a-histórico, mostra sua historicidade. Ele também se move, seleciona e absorve os acontecimentos. Comer bem, digamos, não é tão novo assim.  Precisamos encontrar novos motivos para comer fora. E não vale dizer que a comida local, a cenoura da horta, o frango que cisca, são melhores do que os dos supermercados. Isso vovó já sabia. Apenas não havíamos prestado a devida atenção. 

1 comentários:

Feraprumar disse...

"Precisamos encontrar novos motivos para comer fora" .. gostei disso.. pois se for somente pela inovação temos a Thermomix e se for para comer a comida da vovó temos o supermercado..
foi isso (smj) que vc disse, Dória??

Postar um comentário