07/09/2012

Canibalismos


Canibalismo I
A empresa dinamarquesa Haarslev criou uma máquina para processamento de farinha animal que processa miudos de frango em baixa temperatura, o que conserva o máximo de nutrientes das visceras (sic). A máquina, que será apresentada em setembro, custa R$ 6 milhões e promete gerar uma farinha premium. Em geral, para baratear a ração, os produtores substituem parte dos grãos, mais caros, por farinha de visceras.

Canibalismo II
O médico Ayres da Cunha Matos vendeu a Blue Life (plano de saude) e resolveu criar tilápias no interior de São Paulo, fornecendo para o Carrefour, Pão de Açúcar e Wal Mart. Para otimizar o novo negócio, criou uma fábrica de ração que produz 580 toneladas por mês. Isso representa uma redução de custo de 20%. “A economia acontece porque as sobras dos peixes são aproveitadas”, permitindo incluir o óleo e a farinha de peixe na ração.

As duas notícias se encontram em Dinheiro Rural de setembro/2012. Por isso eu digo: Dinheiro Rural é um dos principais informativos sobre a qualidade da gastronomia brasileira.

2 comentários:

Gilberto disse...

Curioso como esse tipo de atrocidade é amplamente aceito, tudo é permitido no higienismo da industria.

Anônimo disse...

isso que tilapia parece que nem era um daqueles peixes que precisam (nao que neguem hehehe) de alimento animal pra crescer

Postar um comentário