29/05/2013

Rumo a Fortaleza: congresso internacional de gastronomia


Semana próxima acontece o Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos  em Fortaleza.

Trata-se de iniciativa prá lá de interessante da Universidade Federal do Ceará, especialmente ao mostrar o potencial que tem o envolvimento de instituições públicas no assunto. Além da universidade local, estarão presentes pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal de Pernambuco, de Portugal, etc, com apoios do CNPq e Capes, entre outros.

É muito grande o número de trabalhos que serão apresentados por alunos e professores: 350, para sermos exatos. Os temas, claro, são os mais variados e de inúmeras áreas: segurança alimentar e nutricional, química dos alimentos, nutrição, microbiologia de alimentos, higiene e segurança alimentar, gastronomia e turismo, gastronomia e ensino, gastronomia e educação, gastronomia e ciências humanas, ciência e tecnologia de alimentos, análise sensorial. 

Haverá também palestras e mesas redondas. De São Paulo, Neide Rigo falará sobre Pesquisa de ingredientes no Brasil e no mundo; e eu sobre Cozinhas regionais: legitimidade e legibilidade nacional. Pena que aqui as universidades públicas ainda tratem gastronomia como “frescura”, sendo incapazes de associar o tema às demais dimensões da alimentação, como se fará no Ceará. Pois então vamos até onde as corujas dormem!



0 comentários:

Postar um comentário