14/08/2015

Sabor não é o mesmo que “gosto”. E nem sabemos muito bem o que é cada sabor


Desde os anos 1920, quando se comprovou a existência de um “quinto sabor”, o umami, não acontecia uma descoberta tão importante: a descoberta de um “sexto sabor”, que é o “sabor de gordura”, chamado oleogustus. Há  pesquisas em curso que pretendem determinar se o alcaçuz não seria também um outro sabor... e outras que nos dizem que o popular "mapa da língua" está errado!

Se o conhecimento dos sabores é ainda algo tão instável, o que dizer do “gosto”? Neste, intervém, além da percepção nas células gustativas, os sentidos do tato, da visão, da audição e - igualmente determinante - da cultura com seus tabus, preferências e estética (o bom, o belo, o agradável).
 



A exploração do universo do gosto é o objeto do curso intitulado A cultura e a formação do gosto  a ser ministrado no Mackenzie, entre 2 e 23 de setembro, cujas inscrições estão abertas até 26 de agosto.

Além de desenvolver uma compreensão mais ampla do que seja “gosto”, o curso pretende introduzir o aluno na chamada “arte da degustação”, utilizando a degustação de alguns produtos (café, chocolate, vinho) como exemplos desse tipo de treinamento para se reconhecer mais facilmente as variações e sutilezas da percepção sensorial.

0 comentários:

Postar um comentário