19/02/2018

CURSO: O CAIPIRA QUE HABITA EM NÓS E SUA COZINHA


O CAIPIRA QUE HABITA EM NÓS:
a cozinha caipira de São Paulo, Minas e Goiás por sua história e receitas

Este é um curso para quem pesquisa a culinária brasileira e sabe o quanto é limitado ficar apenas colecionando receitas. Um curso para quem sabe e quer saber mais.

É também uma avant-prèmiere parcial do livro A culinária caipira da paulistânia, de Carlos Alberto Dória e Marcelo Correa Bastos, a aparecer em junho pela editora Três Estrelas.



No curso explora o inscrever todo e qualquer prato no seu contexto histórico e antropológico, destacando como a culinária caipira vai adquirindo seus contornos a partir de processos espacialmente localizados, em decorrência da colonização ao longo dos séculos.

Para tanto, realiza um exercício de compreensão da cozinha caipira segundo uma nova metodologia cartográfica que permite compreender a sua uniformidade, hoje escamoteada sob rótulos regionalistas (“paulista”, “mineira”, “goiana”). Só à medida em que persegue sua formação histórica e o repertório de receitas que se fixou como patrimônio comum é que ela se revela por inteiro.

O programa das aulas compreende: 1) Entendimento da metodologia cartográfica; 2) Desvendamento da presença guarani na área de estudo e sua alimentação; 3) Historia da conquista bandeirante e busca do ouro; 4) Os sertões que Auguste Saint-Hilaire testemunhou no século XIX; 5) Agrupamentos e análise das receitas caipiras dos 3 estados.

Professores: Carlos Alberto Dória, João Luiz Máximo e Viviane Aguiar 
Quando: 9 e 10 de março
Onde: A Casa Tombada, Rua Ministro Godói, 109 Perdizes, São Paulo (em frente ao portão lateral do Parque da Água Branca)
Carga horária: 7 horas
Sexta, das 18:30hs às 22 horas/ sábado: das 9:30 horas às 13:00 hrs
Informações e inscrições: escoladogosto@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário