26/04/2009

Chocolate e tabaco

Recentemente (12/04) Mais! publicou uma entrevista com a historiadora de Cornell, Marcy Norton, autora de Sacred gifts, profane pleasures. A history of tobacco and chocolate in the atlantic world (Cornell University Press, 2008). Logo vi que sob o angu havia carne. Pedi o livro na AbeBooks e chegou em 10 dias! E por menos que os US$ 35 que a Folha dizia custar. Claro, comprei usado.
Ainda leio, mas é bastante bom. Explora fontes primárias que eu não conhecia, o que já é garantia de interesse.
O seu ponto de partida é óbvio e bom: tabaco e chocolate não atravessaram o Atlântico como meras matérias-primas, mas como produtos culturais elaborados, com no mínimo 2 mil anos de história, e tecnologias que perduram até pelos menos o século XIX.
Interessante também o percurso desses dois produtos: ambos são elementos rituais importantes na sua origem americana. Marcy Norton mostra o “commodifying process” de cada um, a apropriação cristã do chocolate, a monopolização do tabaco pelo Estado, a difusão mundial de ambos. No fim, é o que vemos: o chocolate, servindo mais e mais de gift, criando laços à maneira que Marcel Mauss nos mostrou; o tabaco, deixando de ser algo que ligava os homens à divindade para se transformar em símbolo do mais absoluto isolamento social (do fumante). Assim é o Ocidente.
Mas acho que o melhor será o que ainda não li: o trato do chocolate e do fumo na sociedade americana nos tempos da conquista.

0 comentários:

Postar um comentário