30/06/2010

O direito à informação alimentar

A Anvisa publicou norma obrigado a indústria de alimentos a estampar, em seus produtos, informações sobre os riscos implicados no consumo de alimentos com altos teores de açúcar, sódio, gorduras trans e saturada.

A Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) não gostou e anunciou que recorrerá à Justiça para tornar a resolução sem efeito. Cinicamente diz que a resolução é inócua porque não educa o consumidor sobre como se alimentar corretamente.

É claro que a própria industria deveria se dedicar a essa educação, mas não o faz. E se rebela contra o direito à informação. Sim, porque o que a Anvisa faz é obrigar a advertir, induzindo o consumidor a posturas mais conscientes sobre os riscos. Exatamente o oposto à legislação sobre o fumo, que infantiliza a cidadania impondo restrições que desacreditam do efeito do aumento da consciência.

Recentemente ouvi um produtor de queijo Canastra, de leite cru, se rebelar contra a proibição de sua comercialização. Dizia ele que a alegação de que tal queijo continha bactérias que poderiam ser nocivas à saúde é vergonhosa diante da atitude frente ao fumo. “Se o cigarro faz tão mal quanto alegam e, mesmo assim, é vendido legalmente, por que não advertem no rótulo do queijo que ele pode conter tais bactérias nocivas e o deixam circular livremente, como o cigarro?” É uma boa questão.

O fato é que a idéias sobre a cidadania vão se materializando segundo os interesses econômicos subjacentes a estas campanhas. O direito à informação, este sim, deveria ser garantido sempre, constituindo violação legal obstaculizá-lo.

A propósito, vale a pena ver e refletir sobre o filme Food, Inc. baseado no livro Fast Food Nation, do jornalista, Eric Schlosser. Veja também cenas do filme.

É fundamental sairmos da alienação que se produz quando a gastronomização da vida se faz dissociada do conhecimento da cadeia de produção que põe à nossa mesa as coisas que nos seduzem. O pior uso do paladar é aquele que, ao nos aproximar do belo, nos afasta do bom.

2 comentários:

Andrea Rodrigues disse...

Muito bom!
ontem mesmo fiz um post sobre alimentos perigosos a nossa saúde:
"Dimmi cosa mangi e ti dirò come stai"... ou

"mangiare sano per vivere sani".

http://andrearodrigues.blogspot.com/

Abraços!
Andrea Rodrigues.

Rubens Ghidini disse...

Ótimo post!

Realmente a falta de conhecimento é um perigo disseminado pelos meios de comunicação. E sim, absurda a resistência da indústria à uma lei que existe devido a nossa falta de cultura em relação ao assunto. Se nós boicotássemos produtos sem indicação de origem, informações no rótulo e outras coisas mais, como a qualidade por exemplo, tudo seria diferente. E o caminho é longo, como eu posso perceber através dos próprios colegas do curso de gastronomia... Pensamento crítico já!

Postar um comentário