06/12/2010

Quem procura, acha


Tempos atrás lancei uma campanha para o esclarecimento sobre Ligia Junqueira. Afinal, ela existiu ou não? Seria uma ficção autoral da Ediouro? Depois, me referi à sua contribuição para a definição canônica da “cozinha baiana".
A dúvida persistiu até hoje, pois recebi um e-mail de sua filha com os seguintes esclarecimentos: “Ligia Junqueira existe sim. É minha mãe. Ligia Junqueira Begossi. Escreveu muitos livros, a maioria pela Ediouro. Trabalhou como jornalista e formou-se em História e Geografia pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia.Nos anos 60 - 70 foi uma das grandes atuantes em tapeçaria, tendo desenvolvido muitos desenhos e ministrado muitos cursos.Deixou uma grande quantidade de obras de arte, seja em tapeçarias, seja em quadros e pinturas. Suas condições atuais de saúde não permitem hoje que ela continue a tornar o mundo mais bonito com a beleza de suas obras.Romana Begossi”.

Fiquei feliz ao saber que um nome que tanto contribuiu para o desenho da culinária brasileira, e mesmo de outras culinárias na mente dos brasileiros, é pessoa de carne e osso, não ficção autoral.

Nossas homenagens a Dna Ligia Junqueira e agradecimentos à sua filha!

2 comentários:

Claudia disse...

A qualidade das edições da Ediouro eram tão pobrezinhas, sem qualquer informação sobre os autores, fossem eles Ligia Junqueira ou Ovídio, que fazia todo sentido duvidar da existência real dos autores!

C.

Lücia Batista disse...

olá eu tbm sou amante da culinária.embora não ter feito faculdade nenhuma sobre p assunto mas fico feliz em fazer o q vejo nas receitas..bjss

Postar um comentário