19/07/2011

A saúde pública - olho vivo

Mais do que normal que nos preocupemos sempre com a saúde face ao consumo alimentar. Mas raramente somos informados sobre o que anda rolando por ai.

Matéria de hoje no Estado de São Paulo dá notícia de que a Polícia Civil apreende diariamente 600 quilos de alimentos "estragados". Em geral são frios com validade vencida, falta de identificação de origem e procedência. Mas há também carne e filé de frango em distribuidores. "Nem mesmo os Jardins, na zona sul de São Paulo, escapam de denúncias.

Numa blitz, houve 49 casos em mercados, 14 em avícolas, 13 em distribuidores de alimentos, 11 em padarias. Lojas de conveniências, hotéis, hortifrutis e restaurantes ficaram com 2 ocorrências cada.

Não acho muito simpático o envolvimento da Polícia Civil nisso. Só nesse ano já prendeu 140 pessoas. Mas que é preciso rigor com os estabelecimentos, vigilância e marcação cerrada, isso lá é verdade. Assim como há educação para o trânsito, deveria haver mais educação para o comércio de alimentos. A ponto de dispensar a Polícia Civil.

1 comentários:

Mau Marques disse...

Carlos, eu trabalho a dois anos em um hotel fazenda para criança como gerente de alimentos e bebidas no interior de são paulo, minha formação é gastronomica e nesse lugar eu desenvolvi bastante o cuidado alimentar que devemos ter quando fornecemos e compramos alimentos. Gostaria de saber sobre mais casos. Sempre bom estar por dentro.

Postar um comentário