23/03/2015

Michelin, um guia que se tornou desprezível

O que mais me impressionou no Guia Michelin não foram nem os erros grosseiros (como dizer que Jiquitaia é cozinha do Pará) nem a economia de estrelas (1 para a maioria, 2 para o DOM).  Parece que há uma discrepância com os 50 Best, só de birra.... O impressionante é, sim, a velha concentração da atenção no eixo Rio-São Paulo.

Se há algo de novo na nossa gastronomia, desde um ponto de vista cosmopolitano (o que a França indubitavelmente se atribui) é a descentralização. Belém, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Maceió, Brasília, possuem restaurantes que, imagino, sejam de interesse dos turistas do mundo todo - público com o qual Michelin, historicamente, fala. Mas este, agora, é um guia de omissões e, nesse sentido, desprezível para quem realmente se interesse por gastronomia.

6 comentários:

Isabela Raposeiras disse...

bravo

Breno Raigorodsky disse...

O approach é bom

Ricardo Gaffree disse...

Se vc observar os periódicos nacionais de gastronomia como Prazeres da Mesa, Menu, etc verificará que 90% das matérias é destinada, principalmente, a São Paulo. Até o Rio (2º polo gastronômico do país) é muito pouco citado, e os demais estados são mencionados esporadicamente .... acredito que já na próxima edição do guia outros estados serão avaliados. Vamos ver! Abraço

Alan Alves disse...

De uma certa forma não está longe do que era imaginado!
Sou morador do Rio, e fico muito triste em ver revistas de renome deixarem de mencionar os outros estados, isso nos deixa pobre de cultura gastronômica do nosso próprio país!

Ricardo Neves Gonzalez disse...

Não vejo assim não. É uma grande injustiça citar a Prazeres da Mesa como publicação que se restringe ao eixo Rio x SP. Ricardo Castilho percorre o Brasil atrás da culinária regional brasileira. Estas publicações como Guia Michelin, estas sim não conhecem o Brasil e devemos ler com restrições. Comi há dois anos uma bruschetta no Dalva e Dito, diga-se de passagem servida por terceiros lá dentro no templo da boa comida que estava mais dura que massaranduba. E a casa leva 2 estrelas no Michelin. Aqui na minha querida Petrópolis há ótima gastronomia que não consta em guia nenhum mas segue encantando muita gente.

Ricardo Neves Gonzalez disse...

Ricardo Gaffree cita a Prazeres da Mesa no comentário acima. Minha bronca é com ele!!
Seu texto está ótimo como sempre!!!

Postar um comentário