25/02/2009

Raças nacionais de animais domésticos


Quem gosta de “diversidade” precisa ficar atento ao que tem sob o nariz. As raças nacionais de animais domésticos por exemplo. Qualquer geneticista sabe que fixar uma raça de animal de grande porte é trabalho de décadas ou séculos. Como são os porcos, carneiros, caprinos, bubalinos e bovinos que chegaram ao Brasil no período colonial.
A FAO afirma que existem cerca de 6.000 raças de animais domésticos, muitas sob risco de extinção. As raças brasileiras são poucas (ver tabela abaixo: clique sobre ela para que se amplie) e muitas estão marcadas para morrer.
Os porcos, por exemplo, porque hoje se aprecia mais a carne do que a gordura. Mas poucos sabem que o porco de raça “Nilo” brasileira são os mesmos porcos ibéricos que hoje são tão valorizados como matéria-prima do refinado presunto “pata-negra”. Eles não comem "belota" mas poderiam comer outras coisas com impacto desejável sobre o presunto.
A Embrapa discorre sobre esses animais no livro Animais do Descobrimento: raças domésticas da história do Brasil (2006). E note que nem sequer se ocupa das aves (frango caipira, angola...).


0 comentários:

Postar um comentário