10/03/2009

Lá vem Dna. Rosa de novo!



Rosa Belluzzo já nos deu bons livros (Cozinha dos imigrantes, Doces sabores e Os sabores da América). Especialmente Cozinha dos imigrantes (1998) acho um primor. Agora, nos brinda com São Paulo.Memória e sabor(Unesp, 2008), a ser lançado em breve.
Além de um panorama histórico da formação de São Paulo capaz de marcar a sua culinária, ela garimpou uns cadernos de receitas da primeira metade do século XX.
No panorama geral que traça, Rosa tem a sensibilidade de registrar, dentre os hábitos caipiras fundamentais, a “matança do porco” - mutirão no qual todos se remuneram com partes do animal, sem contudo diluir-se a hierarquia social do grupo.
Ela registra que nos cadernos manuscritos que consultou avultam as receitas de doces como afazer típico feminino. “Somente a partir da década de 1940 aparecem com mais freqüência pratos salgados”. Fico em dúvida. Não será porque as receitas salgadas se difundem mais oralmente, ou pela simples imitação de se ver fazer, enquanto a doçaria tem um status de coisa mais precisa, “científica” nas medidas dos componentes? Na verdade, gosto mesmo é de discutir o mito da precisão das receitas.
Rosa rememora a avó Hermelinda, que ocupava uma manhã inteira fazendo geléia de mocotó. Ela acha que São Paulo perdeu a tradição, isto é, “os pratos mais característicos da sua cozinha estão desaparecendo”. As 37 receitas que reproduz certamente remetem a um paulistanismo que ficou para trás.
Felizmente existem alguns restaurantes, como Dalva & Dito, Brasil a gosto, Dois: cozinha contemporânea com disposição de mexer nesse baú e nos apresentar leituras contemporâneas desse passado cujo sabor paira entre o estranho e o familiar. Como escreveu Drummond:

Já não distingo os que se foram
dos que restaram. Percebo apenas
a estranha idéia de família
viajando através da carne

2 comentários:

Joyce Galvão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joyce Galvão disse...

que prazer encontrar voce pelas bandas blogueiras! nos conhecemos na palestra do Herve This, apresentados pela Rosa Moraes, talvez vc nao se lembre. Sou uma grande admiradora do seu trabalho!

espero poder trocar muitas figurinhas por aqui com voce!

grande beijo,

Joyce

Postar um comentário