30/03/2009

Teste: o que é o melhor biscoito de polvilho?

Vamos fazer um teste. Será que o leitor está disposto a dar sua contribuição na definição do melhor biscoito de polvilho? Isto é, precisamos saber tudo sobre ele: tamanho, cor, textura, sabor, aroma, ingredientes, procedimentos técnicos.
Todas as contribuições são benvindas. Se der certo, o resultado será apresentado aqui mesmo. Não há o propósito de julgar, mas o de levantar o repertório do gosto a respeito desse biscoito.
Na minha memória, no interior de São Paulo, quando se comia esse biscoito feito artesanalmente, não só nascia de forno de fogão a lenha como ficava escuro, acinzentado, e de consistência puxa-puxa. Já os industriais eram sempre secos e crocantes. Em São Paulo, capital, o primeiro modelo parece persistir apenas na churrascaria Rodeio.

3 comentários:

Joyce Galvão disse...

Os do interior de São Paulo, comprado de uma quituteira que morava ao lado da casa da minha avó, em Taubaté. Era feito no fogão normal mesmo, mas era crocante sem esfarelar...

Minha preferencia é o doce, pequeninho, para comer de bocadas, e tem que ser bem escurinho... do jeito que eu comia desde crianca.

Existe o polvilho do Frango Assado, mas acho esfarelento e sem gosto...polvilho que é polvilho tem que lembrar interior e casa de vó!

Quarta feira espero conseguir chegar na palestra para poder te dar um abraco!

beijos

Experimentando disse...

Quem é do interior sabe: bolos e biscoitos são chamados de quitandas. Essas delícias foram criadas ao longo dos séculos para a refeição matinal ou da tarde. Quem vive em cidades, que recebem de longe o trigo que vai virar pão, talvez não saiba a importância dessas quitandas. Você vai conhecer uma delas, que chegou a apelidar um distrito de Caratinga, no Leste do Estado.

Experimentando disse...

2 litros de polvilho doce
3 colheres de sopa de sal
1 litro de óleo
2 pratos de água (sopa)
2 dúzias e meia de ovos

:: Modo de fazer ::

Colocar em uma panela o óleo, a água e o sal até ferver. Quando estiver fervendo escaldar o polvilho e misturar bastante. Quando a massa estiver morna, quebre os ovos, de 3 em 3 para não passar do ponto. Sovar a medida que acrescenta os ovos. Depois coloque a massa em um saco de confeitar bolo e faça os biscoitos em cima da folha de bananeira. Quando o forno estiver bem quente, coloque os biscoitos. O ideal é fazer em um forno de barro. Essa receita rende cerca de 100 biscoitos, mas pode ser feita metade.

Postar um comentário