03/07/2009

Cotecchino



Acima, a bonita foto de cotecchino, feita por Pedro Martinelli, esse descendente de fuori muri lucchese. Ele conta resumidamente no blog uma história, que me contou em detalhes e que é hilária, sobre a perseguição que moveu a um comerciante que o chamou de fuori muri lá em Lucca mesmo.
Pedro faz o melhor cotecchino do Brasil! Menos do que devia, é verdade; pois raras vezes fui agraciado com alguns exemplares. Ou faz e come sozinho, na moita.
Então, outro dia tive que comprar uns da Ceratti. Gosto do seu codequim, como chamam, e do zampone. Mas o que comprei devia ter sofrido algum acidente, não é possível! Tinha um gosto indisfarçável de plástico ou coisa assim. Incomível!! Tive que pôr fora, e tivemos que nos contentar só com a lentilha, que estava muito boa, obrigado.
Por que existe recall só de automóvel, computador, essas coisas sem importância? Por que não existe recall de cotecchino?

3 comentários:

Patricia Pê Lopes disse...

Tem um senhor la em Curitiba que faz um codequim maravilhoso, tb. Esta escondido numa casinha nos fundos de uma vila, no fundo de uma rua...
Ja faz anos que me mudei de la e nao me lmebro o nome da rua nem do fulano. Vou redescobri-lo e te informo. Mas ele tb nao faz muitos... So pra deixar a gente com vontade de quero mais!

Breno Raigorodsky disse...

O Zampone, o cotechino e o Cappello dal Prete são recheados de pele, cabeça, pescoço e ombros suínos, campeões de preferência. Iguais no recheio, diferentes no revestimento. O primeiro tem como revestimento o próprio pé dianteiro do porco. O segundo é a versão típica do embutido cujo invólucro é feito de intestino, enquanto que o terceiro é um aproveitamento da pele do suíno, costurada de modo triangular, semelhante a um determinado chapéu de padre, em moda no século XV. São produzidos nos arredores de Modena, mas podem ser encontrados em outros lugares da Emilia Romagna e da Lombardia. Na Valtellina, na Lombardia, há uma versão de cotechino, o cotecotto, que difere apenas no tamanho, um pouco maior.

DR ROBERTO MARINO disse...

Olá,bom dia!

sabes onde compro zampone ou cotecchino da cerratii em sp, porque nãoestou gostando dos importados
abbraccio!

Postar um comentário