Massimo Montanari esteve ontem palestrando no Mesa Tendências e autografando a sua coletânea de artigos.
Ele é historiador especializado em história medieval e história da alimentação, da Universidade de Bolonha. Seu livro junto com Jean-Louis Flandrin (História da Alimentação, São Paulo, Estação Liberdade, 1998) é a bíblia que os estudantes de gastronomia mais descolados levam sob o braço. Hoje ele autografará O mundo na cozinha na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
O livro é muito bom: contribuição islâmica às culinárias cristãs, fundamentos culinários da Europa Medieval, condimentos demasiado picantes ou doces demais, temperos nacionais, a cozinha cosmopolita do imperador da China, comida africana na cultura “branca”, a cozinha da América e o intercâmbio colombiano, cozinha judaica, exportação de terroir, o mito da “Bolonha gorda” e muitos outros temas.
O time é de primeira. O próprio Montanari, Flandrin, Dominique Fournier, Françoise Sabban, entre outros. Sabban é a especialista em cozinha chinesa. Foi diretora da Maison franco-japonaise em Tokyo. Hoje, em Paris, continua suas pesquisas em história e antropologia da alimentação. Já li, dela (com Silvano Serventi), uma magnífica monografia sobre macarrão, intitulado Pasta, que se adquire por uma ninharia no site da Abebooks.
Para quem acha pouco, hoje Alex Atala e eu autografaremos no Mesa Tendências a 2ª edição revista de Com unhas, dentes & cuca. Será a partir das 16:45 horas. Às 17:30 horas o Alex dará aula sobre priprioca.
29/10/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário