08/11/2009

A filosofia das cuecas

O Alessander Guerra publicou um livinho bacana para quem não sabe cozinhar e não faz a menor idéia de como começar a se aproximar da coisa. Um passo-a-passo para uma cozinha desabitada começar a ser "cozinhavel". Equipamentos, ingredientes e procedimentos básicos. Receitas, com fotos bacanas, e listas de compras correspondentes.

As dicas de ingredientes explicam, por exemplo, que o alho porró dura bastante na geladeira. Mas há outras com as quais não concordo: margarina por exemplo. De uma vez por todas vamos combinar que margarina não é ingrediente gastronômico? Ainda mais depois da "discriminalização" da manteiga e criminalização da gordura trans.

Como o livro é uma produção independente, isto é, o Alessander não teve que se haver com editores, ele comete um pequeno deslize: informa que além do texto, o copyright das receitas é seu. Isso não existe pela convenção de direitos autorais de Bruxelas, da qual o Brasil é signatário. Receitas não possuem autoria protegida. Ainda bem, pois já pensou ter que pagar royalties cada vez que se faz um arroz com feijão?

1 comentários:

Alessander Guerra disse...

É um prazer ser comentado por aqui. Ok aceito sua opinião sobre a margarina.

Quanto ao copyright das receitas, obrigado pela observação vou corrigir na próxima tiragem.

abraço
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.com

Postar um comentário