30/07/2010
O que é o que é? A farsa do "serviço"
Cena 1: você paga a conta no cartão, no North Grill, e na nota vem: x reais + um "acréscimo". O que é o acréscimo? - você pergunta. "Ah, é os 10% do serviço!", ouve como resposta.
Cena 2: você paga a conta no cartão, no Irori, e na nota vem: x reais e um "troco". Mas você não recebe o troco. "Onde está meu troco?" - você pergunta. "Ah, é o serviço".
Subterfúgios para escapar à norma trabalhista que incorpora a gorjeta nos salários, para efeito de cálculo dos encargos trabalhistas. Um logro ao garçom e um logro ao cliente. Não seria melhor relações transparentes?
Do tipo:
a) você paga em dinheiro o serviço, se quiser.
b) o serviço vem embutido nos preços cheios
c) paga-se na forma tradicional e o acordo entre proprietário e garçons, mediado pelo sindicato, é o que vale.
Engodo não é bom para ninguém. Estratagemas dos ixpertos...
Marcadores:
Vigilancia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário