29/07/2010
Paladar no Hyatt
Paladar - Cozinha do Brasil vai chegando e o jornal cumprindo o seu papel de instigar a reflexão, apresentar as inquietações do presente.
Falarei no sábado, dia 31, sobre a “Construção da brasilidade” – tema que o jornal me propôs.
Partindo da constatação de que os guias gastronômicos apresentam 208 restaurantes classificados como de “cozinha brasileira” nas 6 principais cidades do país, discorrerei sobre a questão: como se forma a idéia de uma culinária nacional integrada e integrando a nação?
A idéia é: a partir de um certo momento da vida nacional, os Estados precisam organizar também um discurso sobre a culinária, visto que ela toca muito de perto ao conjunto dos cidadãos. Assim como se estabelece a língua oficial, também a cozinha passa por um processo de classificação e assunção geral.
Em alguns países isso ocorreu mais cedo, em outros, mais tarde. Mas é especialmente a partir de fins do século XIX e começos do XX que se torna “obrigatório” discorrer sobre o nacional “de comer”.
Serão reflexões exploratórias, seguindo as que apresentei em meu livro A formação da culinária brasileira (Publifolha, 2009).
Marcadores:
Critica da critica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário