29/07/2010

Paladar no Hyatt


Paladar - Cozinha do Brasil vai chegando e o jornal cumprindo o seu papel de instigar a reflexão, apresentar as inquietações do presente.

Falarei no sábado, dia 31, sobre a “Construção da brasilidade” – tema que o jornal me propôs.

Partindo da constatação de que os guias gastronômicos apresentam 208 restaurantes classificados como de “cozinha brasileira” nas 6 principais cidades do país, discorrerei sobre a questão: como se forma a idéia de uma culinária nacional integrada e integrando a nação?

A idéia é: a partir de um certo momento da vida nacional, os Estados precisam organizar também um discurso sobre a culinária, visto que ela toca muito de perto ao conjunto dos cidadãos. Assim como se estabelece a língua oficial, também a cozinha passa por um processo de classificação e assunção geral.

Em alguns países isso ocorreu mais cedo, em outros, mais tarde. Mas é especialmente a partir de fins do século XIX e começos do XX que se torna “obrigatório” discorrer sobre o nacional “de comer”.

Serão reflexões exploratórias, seguindo as que apresentei em meu livro A formação da culinária brasileira (Publifolha, 2009).

0 comentários:

Postar um comentário