01/07/2010

Procura-se Ligia Junqueira


Pesquisando sobre cozinha baiana, topei de novo com o livro de Ligia Junqueira, Receitas tradicionais da cozinha baiana (Edições de Ouro, Rio de Janeiro, 1977).

Tenho outros livros dessa senhora. Todas pela mesma editora. Nalguns aparece foto dela, exibindo seu indefectível broche... Mas, pesquisando na web, o que encontramos é uma parede de silêncio. Teria ela de ato existido? Existe? Ou teria sido uma invenção da editora, do tipo “Dna Benta” - espectro de salão da quituteira Tia Anastácia? Dona Ligia, diferentemente da negra quituteira, parece uma tradicional senhora paulista que ronda a cozinha com propósitos de autenticidade e sofisticação.

Quem tiver informações sobre o paradeiro dessa senhora é favor nos dizer. Boa parte da concepção corrente no Brasil sobre culinária deve-se a ela (ou à editora que a “inventou”).

6 comentários:

Jag disse...

Dona Ligia Junqueira devia ser paulista, mas de mãe baiana.

Unknown disse...

Olá Carlos, me interessei pela busca desta Senhora e procurando na internet encontrei outros livros de sua autoria livros não só de cozinha mas também de corte e costura, da mesma editora (alguns 4 diferentes) conforme consta neste classificado online http://cidadesaopaulo.olx.com.br/livro-trabalhos-de-agulha-volume-1-therese-de-dillmont-ligia-junqueira-begossi-iid-68943253

Talvez seja um pista útil na procura da Sra. Ligia.

Gustavo Rodrigues

Gastronomia e afins disse...

Eu sugeriria uma consulta a ediouro. Pois lá constam vários livros sobre o assunto.
Estevão

Unknown disse...

Ligia Junqueira existe sim. É minha mãe. Ligia Junqueira Begossi.
Escreveu muitos livros, a maioria pela Ediouro. Trabalhou como jornalista e formou-se em História e Geografia pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia.
Nos anos 60 - 70 foi uma das grandes atuantes em tapeçaria, tendo desenvolvido muitos desenhos e ministrado muitos cursos.
Deixou uma grande quantidade de obras de arte, seja em tapeçarias, seja em quadros e pinturas.
Suas condições atuais de saúde não permitem hoje que ela continue a tornar o mundo mais bonito com a beleza de suas obras.
Romana Begossi

e-BocaLivre disse...

Muito agradecido pela informação. Vou fazer um post com sua resposta.

Laura Garcez disse...

Eu também. Tenho o livro "Receitas de Cozinha Tradicional Baiana" que é um regalo para o estômago e para os olhos (lindas ilustrações). Além do mais, é uma maneira de estar na Bahia, terra onde, infelizmente, nunca fui.

Postar um comentário