13/09/2010

Curso dará uma visão ampla sobre temperos

Tempero – temperança e têmpera: a culinária como promotora de estados de espírito e estados físicos.

Curso de 4 horas de duração, ministrado numa manhã de sábado para que você possa se programar convenientemente. Os professores serão Wanessa Asfora e eu.

Eis os tópicos: ervas e especiarias - biologia e cultura. Especiarias no Oriente e Ocidente. Corpo e sanidade. Medicina e culinária na cozinha antiga. Ordem e excesso. Erotismo e tempero. Apicius e o garum. Alimentação e caráter. O acréscimo: o molho como “essência” da coisa no século XIX. O coulis e a coisa que “fala por si” no século XX. “Drogas do sertão” e mundialização das especiarias. Os “temperos nacionais”: do Japão, da China, da França e do Brasil. A literatura na cozinha:matéria médica, regimes de saúde e livros de receitas.


Data: 25 de setembro de 2010

Local: Espaço Contraponto, rua Medeiros de Albuquerque, 55 Vila Madalena, São Paulo.


Para maiores detalhes acesse aqui.

3 comentários:

Unknown disse...

Vale lembrar q o PlanSeQ - Plano Setorial de Qualificação - oferece três cursos gratuitos em São Paulo e em mais doze capitais do Brasil. É uma chance das pessoas se qualificarem para conseguirem melhores empregos.Escolha seu curso e inscreva-se, pois as vagas são limitadas:http://www.essachanceesua.com.br/cursos.p hp?es =rj
abraços.

Unknown disse...

Caro Dória!
Nesse dia, estarei em um Congresso na Argentina. Espero que possam reproduzir o evento no futuro próximo.
Abraços!
José Lannes

Rubens Ghidini disse...

Boa noite Professor!
Só agora cheguei em casa. Depois da palestra na UFRJ ainda tive de assitir aula, ou melhor, fazer, pois a mesma foi prática. Meu twitter é @rubensghidini e eu já sigo o Sr.
Gostaria de reiterar o imenso prazer em conhecê-lo pessoalmente e por ter assistido sua empolgante e esclarecedora explanação no evento supracitado. Muito obrigado!
Se desejar visitar meu blog, o mesmo é http://otaodovinho.blogspot.com
Batizei o blog numa alusão ao livro do Fritjof Capra, O Tao da Física, e em sua palestra, ao dissertar sobre a importância da harmonia entre as coisas de comer, o homem e o cosmos, vi que tinha acertado no nome! Um GRANDE abraço, Professor!

Postar um comentário