Tempero – temperança e têmpera: a culinária como promotora de estados de espírito e estados físicos.
Curso de 4 horas de duração, ministrado numa manhã de sábado para que você possa se programar convenientemente. Os professores serão Wanessa Asfora e eu.
Eis os tópicos: ervas e especiarias - biologia e cultura. Especiarias no Oriente e Ocidente. Corpo e sanidade. Medicina e culinária na cozinha antiga. Ordem e excesso. Erotismo e tempero. Apicius e o garum. Alimentação e caráter. O acréscimo: o molho como “essência” da coisa no século XIX. O coulis e a coisa que “fala por si” no século XX. “Drogas do sertão” e mundialização das especiarias. Os “temperos nacionais”: do Japão, da China, da França e do Brasil. A literatura na cozinha:matéria médica, regimes de saúde e livros de receitas.
Data: 25 de setembro de 2010
Local: Espaço Contraponto, rua Medeiros de Albuquerque, 55 Vila Madalena, São Paulo.
Para maiores detalhes acesse aqui.
13/09/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Vale lembrar q o PlanSeQ - Plano Setorial de Qualificação - oferece três cursos gratuitos em São Paulo e em mais doze capitais do Brasil. É uma chance das pessoas se qualificarem para conseguirem melhores empregos.Escolha seu curso e inscreva-se, pois as vagas são limitadas:http://www.essachanceesua.com.br/cursos.p hp?es =rj
abraços.
Caro Dória!
Nesse dia, estarei em um Congresso na Argentina. Espero que possam reproduzir o evento no futuro próximo.
Abraços!
José Lannes
Boa noite Professor!
Só agora cheguei em casa. Depois da palestra na UFRJ ainda tive de assitir aula, ou melhor, fazer, pois a mesma foi prática. Meu twitter é @rubensghidini e eu já sigo o Sr.
Gostaria de reiterar o imenso prazer em conhecê-lo pessoalmente e por ter assistido sua empolgante e esclarecedora explanação no evento supracitado. Muito obrigado!
Se desejar visitar meu blog, o mesmo é http://otaodovinho.blogspot.com
Batizei o blog numa alusão ao livro do Fritjof Capra, O Tao da Física, e em sua palestra, ao dissertar sobre a importância da harmonia entre as coisas de comer, o homem e o cosmos, vi que tinha acertado no nome! Um GRANDE abraço, Professor!
Postar um comentário