03/08/2009

Uma enciclopédia sobre a Amazônia

É difícil encontrar um livro tão interessante sobre a região como este, escrito pelo Pe. João Daniel na prisão, em Portugal, depois que os jesuítas foram expulsos do Brasil pelo Marques de Pombal.
Ele morreu em 1776. Escreveu mais de mil páginas, de cabeça, sem consultar uma só fonte! E no entanto é um panorama vastíssimo dos recursos naturais da Amazônia, seus usos por brancos, índios mansos e índios bravos. Discorre sobre as ditas "drogas do sertão", sobre a mandioca e sua cultura, frutos, animais, etc etc.
Isso sem contar o seu magnífico estilo setecentista, que é um prazer adicional da leitura. Eis um exemplo: "é erro o dizerem alguns que as pérolas se fazem do orvalho puro da madrugada, que as ostras vêm beber à superfície das águas sossegadas, porque as ostras estão pegadas às pedras de sorte que são necessários picões para as arrancar. O mais verossímil é que as pérolas se criam nas ostras de algumas partículas de unhas de caranguejo ou quid simile que elas comem, e depois se vai aumentando, coagulando, endurecendo, e aperfeiçoando".
Quem não haja lido este padre não pode dizer que conhece a Amazônia - seja biólogo, antropólogo, culinarista ou o que for...

0 comentários:

Postar um comentário