16/09/2009

Ilusão de campagne

Às vezes me pego na fantasia de que cozinhar é viajar. Indo para a campagne francesa, por exemplo. Mas como criar uma auto-ilusão de campagne?

É fácil. Você junta 8 colheres de sopa de azeite de oliva e oito de água morna; uma pitada de sal e mistura com farinha até conseguir uma textura de massa maleável. Deixe-a descansar na geladeira uma hora.

Forre uma forma e as bordas com essa massa e leva-a ao forno quente. Se formar bolhas, fure-as impiedosamente. Quando estiver dourada, tire-a do forno.

Faça o recheio com um pé de escarola refogada em azeite e alho e, quando estiver já seca na panela, acrescente folhas de tomilho e azeitonas pretas em fatias.(Quando se tem morilles secas em casa, tanto melhor! Dispensa-se a escarola, a azeitona e o tomilho, pois estes cogumelos se prestam mais a esta classe de ilusões. Mas não esqueça de hidratá-los antes de refogar em azeite e alho!).

Disponha a escarola ou morilles refogadas sobre a massa, espalhando de modo regular. Cubra com 4 a 5 ovos batidos grosseiramente com um pouco de creme de leite e o sal devido. Leve ao forno quente novamente até ficar dourada.

Sirva fria. Abra o vinho de sua predileção. Devaneie. Esta não é uma alternativa a se tomar um avião para Landes ou Loire, mas que é bom é bom! E é inevitável que sua memória, de alguma maneira não claramente compreendida, percorra aquelas regiões e encontre uma espécie de conforto.

0 comentários:

Postar um comentário