22/06/2010

Recorrido gastronômico por Paris - II

O Le Grand Café expressa o apequenamento daquele que já foi um grande endereço da gastronomia parisiense: o Comptoir de la gastronomie (34, rue Montmartre). De fato, as épiceries fines se espalharam pela cidade, enriquecendo a oferta, e este endereço especializado pôde diminuir a área de sua loja, dividindo-a ao meio.

A metade excedente é o Le Grand Café. Aliás, não é nem grande nem café. Um bistrozinho, para almoço rápido, e que enche de turistas (sim, me incluo).

Mas comi dois pratos interessantes lá: uma salada de frutos do mar, plena de ótimos camarões e salmão defumado, ovo cozido e torradas com pasta de creme e caviar; um carpaccio de foie gras cru com mel, em quantidade mais que razoável, acompanhado por gengibre confitado - prato que adorei na simplicidade do sabor pleno, delicado e incontestável da gordura. Claro, colaboraram também boas taças de gewustraminer.

Trata-se de excelente parada para quem faz o tour pela Montmartre, acabando na livraria gourmet que fica pela altura do número 74, com milhares de livros especializados distribuidos por estantes em dois andares. Lá não se diferencia livros de receitas de livros de análises da culinária.

0 comentários:

Postar um comentário