21/07/2010

O momento da criatividade de cada um

A gastronomia está chegando ao mundo do livro de forma nova. A Bienal Internacional do Livro de São Paulo – que acontecerá em agosto – terá um ambiente voltado para a gastronomia – Arena Gastronômica - no qual chefes e críticos da área debaterão sobre a relação da comida com a literatura. Os promotores dizem que a inspiração é na Paris Cook Book Fair.

Vou comandar uma sessão experimental que, espero, dê certo. Janaina Fidalgo e eu iremos dialogar com vários chefes de cozinha, especulando sobre o “momento da criação”. O tema é Criando com ingredientes brasileiros e os convidados: Rodrigo Oliveira, Ana Luiza Trajano, Felipe Ribenboim e Gabriel Broide, Eudes Assis. Quis trazer também a Roberta Sudbrack mas a Bienal é “paulista” OU carioca. Não a mistura dos dois. Fazer o que né? Uma pena.

Além de refletirmos juntos sobre como explorar ingredientes brasileiros, os chefes contarão com a possibilidade de fazer uma breve demonstração ao fogão. Pode ser bem divertido e instrutivo. Da minha parte, interessa mergulhar nesse exercício que é ver as coisas do mundo de diferentes maneiras sob a ótica do gosto. Janaina terá lá as suas questões também. Vamos ver no que isso dá.

Será no dia 18 de agosto às 20 horas. Anote na sua agenda.

2 comentários:

Eduardo Magno disse...

Ótima iniciativa Dória! Espero que dê certo. O Brasil precisa destes estímulos para o mercado editorial. Eu darei meu apoio. Estarei lá...

Unknown disse...

Estarei lá! Abraço,

Luiza

Postar um comentário