04/10/2010

Diversidade de raças bovinas



Raças de animais são fruto de seleção natural ou artificial. As primeiras podem levar milênios; as segundas, séculos, e correspondem sempre à fixação de caracteres julgados úteis pelos criadores. Assim é a raça tucura, ou “boi pantaneiro”, que a Embrapa da o sinal de alerta: existem apenas 500 animais, encontram-se sob risco de extinção.

São boizinhos miúdos, rústicos e adaptados aos terrenos alagadiços do pantanal. Dão menos carne do que outras raças e, por isso, são substituídos por animais mais produtivos, embora não tão bem adaptados àqueles terrenos. Mas sua carne é macia, com gordura entremeada – o que chamamos “marmorizada”. É um animal com grande potencial para receber a alcunha de “sustentável” se os restaurantes resolverem sustentar a demanda por sua carne, em vez de preferirem carnes argentinas e, ultimamente, australianas.

Manter a diversidade de raças nativas é uma decisão de cunho político, social e gastronômico. A Embrapa não pode ser um museu de raças em extinção. É preciso que os consumidores também se mobilizem na preservação da diversidade em que se baseia a culinária brasileira.

3 comentários:

Claudia disse...

Ando por fora, mas fico para lá de triste ao saber que o boizinho pantaneiro perdeu espaço para a carne australiana (argentina já sabia) neste nosso pedaço de chão. Vou te contar, é notícia ruim atrás de notícia ruim. Aqui a carne brasileira faz sucesso imenso como carne de qualidade e é caríssima.

Se os brasileiros preferem a carne australiana, deve ser por causa daquela churrascaria horrorosa, é preciso achar quem importe a carne do boizinho pantaneiro. Se a carne pantaneira começar a fazer sucesso em algum outro canto do planeta a classe dominante deslumbrada vai voltar a se interessar por ela...

C.

Breno Raigorodsky disse...

É isso aí, professor, bravo!

Tereza varjão disse...

Realmente a nossa sociedade necessita de pessoas que tragam estes esclarecimentos de vital importância. Parabéns por todos os relatos esclarecedores. Precisamos investir mais na sustentabilidade para preservação dos nossos ingredientes legítimos. Nosso povo sairá ganhando em tudo!

Postar um comentário