28/05/2011

O que aconteceu com o "Entre estantes & panelas"

Muita gente me pergunta: o que aconteceu com o Entre estantes & panelas? Acabou? Quando vão retomar?”

Na verdade foi uma iniciativa totalmente voluntária, sustentada por Alex Atala, Janaina Fidalgo, a Livraria Cultura e por mim. A idéia surgiu, procuramos a Livraria e, juntos, fizemos as sessões programadas, ao longo de um ano. A Livraria Cultura conseguiu o patrocínio da Editora Senac, o que tornou possível até trazer gente de longe. Como Dna. Brasi; Thiago Castanho; Quentin... Esse era o acordo, que foi cumprido à risca. Com duas “edições extras” no “Vira Cultura”.

Do meu ponto de vista, tratava-se de mostrar que um debate sobre gastronomia fora dos espaços “tarifados” onde normalmente eles ocorrem (cursos pagos, faculdades de gastronomia que exploram a comercialização de palestras, etc) era possível. Queríamos demonstrar a tese. Posicionar gastronomia como cultura. A resposta do público comprovou a tese. Desenvolveu-se uma audiência fiel, interessada, participativa.

Mas toda doação tem limite. E chegamos a ele. É claro que sempre estamos abertos à consideração de novas propostas e formatos. Isso ainda não ocorreu. Portanto Entre estantes & panelas dorme no limbo. Pode acordar, ou simplesmente morrer.

Acho que seria bom se fosse possível trazer em maior quantidade, também do exterior, chefs e especialistas em gastronomia. Talvez ampliar um pouco o tempo das sessões. E editar cadernos e videos a partir das palestras. Isso tudo exige uma coordenação profissional focada exclusivamente no evento. Não recebemos nenhuma proposta para isso, por enquanto. E isso custa dinheiro, pois o fundamental é que seja sempre gratuito para o público. É esperar para ver o que acontece. Se acontece.

0 comentários:

Postar um comentário