11/07/2011

Nutella: infantiliza ou infertiliza o consumidor?

Minha postagem sobre a Nutella tem mais de dois anos. Apesar disso, um leitor postou, agora, um comentário muito preocupante que tomo a liberdade de reproduzir aqui em tradução livre:

“No relatório divulgado nesta terça feira, 27 de lulho, pela revista Arte, aprendemos que a pasta-fetiche das crianças, a famosa NUTELLA na verdade, contém o DEHP, o mais perigoso ftalato (os ftalatos são compostos químicos derivados do ácido ftálico, como o cloro utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável) identificados pelo Departamento Federal de Meio Ambiente. A empresa Ferrero reconhece a sua presença no produto, mas quantidade que considera inofensiva. Ele já é proibida na indústria de brinquedo, por ser perigoso, e será permanentemente banido na Europa no final de 2012 mas, até então, continuaremos a encontrá-lo em alimentos de consumo corrente. Ftalatos agir como um estimulante hormonal que provoca desequilíbrios nos próprios hormônios, induzindo a esterilidade em homens. Ingerida por mulheres grávidas esses venenos atingir o feto e prejudicar o desenvolvimento dos testículos. Estes plastificantes produzem uma atrofia testicular que, mais tarde, resulta numa produção reduzida de espermatozóides. Um estudo realizado na Alemanha, em 600 crianças, mostrou que 100% deles apresentavam em seus organismos traços de ftalatos. Em todas as crianças, encontramos cinco ftalatos e em 20% das crianças esses ftalatos se apresentavam em quantidades tóxicas. Se considerarmos o efeito cumulativo e o “efeito coquetel” dos ftalatos, então, provavelmente, 80% das crianças consomem quantidades excessivas de ftalatos. Então você ainda irá comprar Nutella o lanche das crianças?” (http://www.aboneobio.com/blog/post/2010/07/28/Le-Nutella-contient-du-PEHP-le-phtalate-le-plus-dangereux)

A fonte desse perigo são as embalagens plásticas, mais utilizadas no mercado asiático. Boa parte das embalagens de Nutella é feita na China, que assim introduz o plástico perigoso em outros países. Mesmo na China a sua utilização é proibida para a industria alimentar e forrageira. E no Brasil? De onde procedem as embalagens de Nutella?

Seria bom que os chefinhos que gostam de “infantilizar” as sobremesas se assegurassem de não estarem, simultanemente, infertilizando seus clientes...

3 comentários:

Anônimo disse...

E a Nutella em vidro? Ou será que só o lacre/tampa já é responsável pela contaminação?

Adelmo Lapa disse...

Realmente o leite condesado e a Nutella viraram o caviar das sobremesas descoladas! A Gula especial de aniversário, edição 221, com o Bocuse na capa, traz duas páginas sobre o insuportável "brigadeiro de colher". Com tanto assunto para ser discutido! Leite condensado e Nutella já já viram "Terroir"! Grato pelas grandes observações,
Adelmo Lapa

montagens para fotos disse...

só sei que nutella é delicioso rs

Postar um comentário