06/07/2011

Palavra, palavras...palavras?

Gastronomia. Essa palavra, tão corrente, quer dizer exatamente o que? É fácil confundi-la com culinária, comida, cozinha, de sorte que parece servir em inúmeros contextos como sinônimo, gerando imprecisão.

Toma-la como sinônimo de tudo isso é diminuir o seu poder explicativo, pois “gastronomia” é a única palavra dessa família que procura denotar uma atividade específica: a busca consciente pelo maior prazer ao comer. Enfim, é o terreno no qual, em diferentes momentos da vida ou da história, alinhamos nossos ponteiros sobre o que é/não é agradável ou bom.

A palavra pode ser usada conotativamente, em vários sentidos, mas isso não nos ajuda. Quando queremos algum rigor procuramos nos aproximar da denotação, assim como quando estamos fazendo literatura e reconhecemos que a plurissignificação pode ser mais conveniente.

Um chef só é um chef quando consegue fazer gastronomia, isto é, marcar a história culinária com avanços expressivos no terreno do prazer: escolha de matérias-primas, processos, elaboração final - tudo isso influi nesse seu destino. Um chef é um ponto na linha da gastronomia e só assim poderá ocupar um lugar também na culinária, embora esta tenda a assumir uma feição mais anônima.

A crítica da culinária é, quase sempre, pautada pelo objetivo gastronômico. Isso porque achamos que só tem sentido comentar um prato para dizer sobre o quanto é agradável ou o quanto é nutritivo. O mais pode parecer supérfluo. A história também é um bom terreno para a critica gastronomica: confronta, em tempos diversos, o melhor da culinária e assim por diante.

Se a gastronomia é assim a “fina flor” da culinária, a antena do seu desenvolvimento, por que não nos importamos com o fato dela, não raro, ser tratada como coisa corriqueira, sem grande importância e até mesmo como sintoma de “esnobismo”? Por que permitimos que ela seja desqualificada, como se não necessitássemos dela?

1 comentários:

Alexandra Forbes disse...

Eu resumiria a questão assim:
culinária = Ofélia, Sebastiana, Dona Benta
gastronomia = Atala, Suadeau, Sudbrack

Postar um comentário