27/07/2012

...3, 4, feijão no prato

Finalmente me chega às mãos, saído do forno, o livro Rice and Beans. A unique dish in a hundred places (Berge, 2012), editado por Richard Wilk e Livia Barbosa, para o qual contribui com um dentre os 14 ensaios que o compõem.

Rice and Beans pertence a essa família de estudos que fazem falta a quem lide com culinária, pois privilegia uma perspectiva analítica onde uma coisa tão simples e cotidiana, como o arroz-com-feijão, aparece alinhavando diferentes povos - como os da Africa, do Caribe, da América do Norte e do Sul - e mostrando como a história (da escravidão, por exemplo) se expressa na cultura. Enfim, algo que é muito abstrato e é repetido como mantra (“comida é cultura”) se mostra, nesse caso, em sua materialidade e variedade; numa concretude que é o seu encanto.

Vários especialistas mundiais concorrem para a qualidade do livro. A brasileira Livia Barbosa, antropóloga e especialista em tendências da alimentação,uma das organizadoras da coletânea, revela seu lado de historiadora, situando no tempo a aquisição do feijão e do arroz, constituindo a metáfora da unidade nacional. Os textos de Livia e o meu garantem, para a coletânea, um maior número de páginas dedicadas ao Brasil.

Mas raízes africanas, Jamaica, Cuba, Guiana, Panamá, Costa Rica, Belize, México e New Orleans - todos tem sua história alimentar de alguma maneira indexada no arroz e no feijão e, de repente, para nós, leitores que acreditávamos na singularidade do prato, nos fazendo únicos no universo, eis que o universo cresce, fica imenso e muito mais fascinante. É um livro de leitura obrigatória e é de se esperar que algum editor se sensibilize para a necessidade de traduzi-lo.

0 comentários:

Postar um comentário