10/01/2013

Leitor de 5ª: entre futorologia e quinquilharias


Comida faz futorologia para 2013: Forbes e Josimar investem em desvendar o futuro. Um misto de “tendências” e desejos. Enquanto isso, Paladar faz algodão doce.

Forbes toma Alberto Landgraf como exemplo ou modelo do que virá. Mas apura com Atala  que o rapaz talentoso, de futuro, “ainda não está em seu melhor momento. Ele ainda vai evoluir muito”. Gostaria de conhecer detalhes desse raciocínio.

Ela também escreve sobre Trancoso (onde vai “todos os anos”). E constata que nada de novo se come por lá que valha a menção gourmet. Talvez a palavra “férias” se aplique também ao comer.

Josimar, põe de novo à mostra aquele raciocínio ferino que já deu “bastas” a muitas coisas. Desta vez, deseja que em 2013 nos livremos do excesso de “baixa temperatura” e dos pseudo fornos a lenha. No mesmo caderno, resenha o Jacarandá, de Ana Massochi. De fato, um lugar agradável, bem bolado. Luiz Américo resenha o Samosa & Company, um indiano no Bosque da Saúde. Como ele mesmo diz, é uma novidade interessante.

Alexandra Corvo nos fala dos vinhos “salgadinhos”. Bom tema, apesar de uma frase meio tautológica (“o que pode conferir certa salinidade é a presença, em maior ou menor quantidade, de sais mineirais”). Luiz Horta vai mais longe, à Russia, apresentando vinhos que dificilmente provaremos nessa nossa existência sobre a Terra.

Neide Rigo nos fala das virtudes da manga verde. Bem mais interessante do que o tema da capa, o tal do algodão doce que Paladar sugere que você faça em casa e adverte que provavelmente não dará certo.

Meu professor de literatura no colegial sempre dizia: a pergunta mais importante a fazer, sempre, é sobre o porque das coisas. Comida noticia que o Tordesilhas vai sair do endereço que ocupa por mais de uma década e vai se ajardinar. Por que? Aluguel alto? Vão fazer mais um prédio? O jornal não perguntou...

Texto impagável de Nina Horta sobre essa mania que temos de colecionar bugigangas de cozinha. Ano novo, para o lixo com a quinquilharia!!

1 comentários:

Léo disse...

Essa matéria sobre futurologia no Comida explicita bem como muitos jornalistas e profissionais da área embarcaram em um conceito de gastronomia como moda. Querem novidades, produtinhos bacanas, mas o principal acaba esquecido, que seria procurar onde se come bem, onde se cultiva e se vende coisas interessantes.Hoje tudo isso fica a cargo de blogs, muitas vezes magistralmente conduzidos.

Porque não falar de coisas mais "mundanas" como queijos, manteigas, pães e cafés ou onde se pode comer uma boa pizza ou comprar um bom peixe fresco, numa abordagem mais real e mostrar que fora da bolha, a maioria dos produtos é absolutamente sofrível e nem por isso é mais barata.

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