11/02/2013

Jornalismo e responsabilidade social


O que é a responsabilidade social do jornalismo? Certamente informar de maneira a mostrar ao leitor o carater sempre contraditório da realidade. De modo simplificado, às vezes entendem que isso significa mostrar “o outro lado”, e não como os “dois lados” (ou múltiplos lados) se articulam, determinando-se reciprocamente.

Não é o que faz Darlene Santiago em sua coluna em Dinheiro Rural. Reproduzindo dados da Leite Brasil - associação brasileira de produtores de leite, leia-se dos 12 maiores laticínios - informa que o Rio Grande do Sul é o estado onde menos se consome leite cru (18%), ao passo que o Piaui e Maranhão “tiveram o pior desempenho” (sic), com índices de 89% e 83,7% respectivamente. 

É fácil entender que, para os laticínios, pasteurizar é a porta de entrada do leite no sistema, a forma básica de absorção da pequena produção. Daí o leite cru ser considerado um “desempenho” indesejado. Por outro lado, há uma vasta literatura internacional que mostra como o leite cru é muito superior para a saúde humana, evitando uma série de doenças, como alergias. Minas Gerais, estado estratégico para a produção de queijos de leite cru, hoje consome apenas 36,8% da sua produção sob a forma de leite cru.

0 comentários:

Postar um comentário