23/04/2013

Vida comestível sob a terra


O professor Gil Felippe é dessas pessoas a quem sempre a gastronomia deverá muito, embora não seja figura que esteja naquela linha de fogo onde estão os chefs. 
Gil Felippe é guerreiro de retaguarda, organizando o caótico mundo natural para que os cozinheiros, livres do aparente caos que são as plantas que crescem por todo lado, possam classifica-las como plantas úteis, matérias-primas comestíveis. Mas, além de botânico que olha para o oficio daqueles que se utilizam das plantas, também gosta de história, de forma que sempre se aprende mais com seus livros do que seria de se esperar de uma obra de botânica.

Agora ele nos presenteia com esse Gaia: o lado oculto das plantas (São Paulo, editora Tapioca, 2013), onde o tema são os tubérculos, rizomas, raízes e bulbos. Só aprender a diferença entre essas coisas já é uma vantagem enorme para quem lida com elas.

Trufas, batatas, araruta, inhame, beterraba, lótus, cúrcuma, wasabi, e uma infinidade de outras plantas aparecem de corpo inteiro, inclusive sua história de domesticação, transformando-se de simples “coisas” em objetos culturais dos quais arrancam várias culinárias mundo afora.

É um livro obrigatório na biblioteca de qualquer cozinheiro. Evidentemente ao lado de Grãos e sementes, Árvores frutíferas exóticas, Árvores frutíferas brasileiras, Amendoim - história botânica e culinária, Entre o jardim e a horta - e tantos outros livros de sua autoria.

0 comentários:

Postar um comentário