18/08/2013

A volta do Entre Estantes e Panelas


Dia 26, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, às 19:30hs, dá-se a retomada da série de encontros periódicos sobre culinária, batizada de Entre Estantes e Panelas. Ela já havia ocorrido por um ano, em 2011, todas as últimas segundas-feiras do mês.  

O objetivo, tanto naquela “primeira dentição” quanto nesta “segunda dentição”,  era e é a criação de um forum de discussões de questões da atualidade culinária, num espaço aberto, gratuito, do qual possam participar todos os interessados, numa época em que as discussões sobre o tema são bastante restritas aos espaços exclusivos das faculdades de gastronomia.

Justamente porque foi um sucesso na primeira edição é que procuramos - nós, os organizadores, e a Livraria Cultura - dar sequência ao projeto, oferecendo-o de novo sempre nas últimas segundas-feiras de cada mês. Desta vez, porém, cada sessão terá a duração alongada.

No primeiro encontro dessa nova série o tema é Plantas alimentícias não-convencionais (as PANCs). Trata-se de um esforço para mostrar como a alimentação pode ser variada - e rica em nutrientes e sabores - se abandonarmos por um momento a lógica da alimentação-commodity. Coisas que sairam de moda, coisas que ainda não foram bem exploradas nas panelas, descortinam um horizonte que a gastronomia, nessa fase de “locavorismo”, deve prestar atenção e tirar partido.

As pessoas que participam do debate (Helena Rizzo, Neide Rigo e Valdely Kinupp) estão, cada uma à sua maneira, ligadas à identificação e exploração dessas possibilidades.

A entrada é gratuita, bastando  aos interessados retirarem as senhas de acesso ao teatro Eva Hertz com meia hora de antecedência. 



0 comentários:

Postar um comentário