01/06/2009

Convite: Entre estantes e panelas

O projeto Entre estantes e panelas tem por objetivo constituir um espaço reflexivo, de caráter estável, para tratamento da gastronomia como um tema de cultura, incentivando a discussão dos seus aspectos mais relevantes e explorando o caráter interdisciplinar dos conhecimentos que beneficiam o desenvolvimento gastronômico. Ele consistirá de palestras, mesas-redondas e debates mensais sobre temas culinários, com entrada franca para os interessados.

A idéia surgiu quando do lançamento de A culinária materialista, sob forma de um debate, em vez de uma noite de autógrafos. O resultado foi ótimo, e Alex Atala me perguntou: “Por que não fazemos isso sempre?” Então, propusemos o ciclo para a Livraria Cultura que, prontamente, topou.

O ciclo terá a coordenação executiva de Janaina Fidalgo e a curadoria de Alex Atala e minha. Os encontros ocorrerão uma vez por mês, no teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Todos estamos fazendo isso de forma voluntária e gratuita. O propósito é criar um common, isto é, um espaço público, um “bem comum” onde se possa partilhar experiências, inquietações, debater idéias.
Os temas serão variados:
O que é a cozinha brasileira?
Ingredientes e territórios
Critica gastronômica, jornalismo e formação de público
A culinária no cinema
Blogs de alimentação: encontro dos blogueiros do gosto
Etc

Os convidados serão muitos: Neide Rigo, Carlos Alberto Ricardo, Pedro Martinelli, Arnaldo Lorençato, Josimar Melo, Cris Couto, Nina Horta, Ana Luiza Trajano, Paula Pinto e Silva, Inácio Araújo, Tereza Corção, Mônica Abdala, Luiz Horta, Eduardo Girão, um bando de chefs e um montão de gente que ainda nem sabemos qual...

Primeiro Tema: O que é cozinha brasileira?
Mesa-redonda com os chefs Alex Atala e Mara Salles, o sociólogo Carlos Alberto Dória e a antropóloga Livia Barbosa, além da mediadora, Suzana Barelli.
Data: Segunda-feira, 8 de junho, das 18h às 19h45 (é preciso ser pontual, já que depois outro evento ocorrerá no teatro!)
Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073
11 – 3170-4033
Entrada franca. Sujeito a lotação do Teatro Eva Herz (capacidade 166 lugares)


Sobre os palestrantes da primeira mesa

Alex Atala é chef-proprietário do D.O.M., considerado pela revista inglesa “Restaurant” o 24º melhor restaurante do mundo, no prêmio World’s 50 Best Restaurants. Participa frequentemente de eventos internacionais, como Alimentaria e Madrid Fusión (Espanha), Identitá Golose - Congresso Italiano Di Cucina D’Autore (Itália) e Bon Appétit Culinary and Wine Focus (Estados Unidos). Foi apresentador do programa “Mesa pra Dois”, no canal pago GNT, e atualmente assina uma coluna mensal na revista “Prazeres da Mesa” e comanda o boletim “Tira Gosto Eldorado”, na Rádio Eldorado. É autor dos livros “Alex Atala - Por uma Gastronomia Brasileira” (Editora BEI), “Escoffianas Brasileiras”, escrito com a jornalista Carolina Chagas (Editora Larousse), e “Com Unhas, Dentes & Cuca” (Editora Senac São Paulo), em coautoria com Carlos Alberto Dória. Em 2009, abriu o restaurante Dalva e Dito.

Carlos Alberto Dória é doutor em sociologia, professor de pós-graduação em sociologia na Unicamp e da pós-gaduação em gastronomia no Senac-Sto. Amaro. Nas décadas de 80 e 90, foi sócio dos restaurantes paulistanos Danton, Machiavelli e Nabuco. Escreve sobre gastronomia e temas de alimentação, de uma perspectiva cultural, no blog “e-Boca Livre” (www.ebocalivre.blogspot.com). Tem quatro livros publicados sobre o assunto: “Estrelas no Céu da Boca”, “Com Unhas, Dentes & Cuca”, em coautoria com Alex Atala, e “Culinária Materialista” –os três pela Editora SENAC–, além de “A Formação da Culinária Brasileira”, pela Publifolha. Escreve também, mensalmente, na revista eletrônica Trópico (www.uol.com.br/tropico).

Livia Barbosa é doutora em antropologia social e diretora de pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing. É autora de vários livros, entre eles “Cultura, Consumo e Identidade” e “Igualdade e Meritocracia: a Ética do Desempenho nas Sociedades Modernas”, ambos pela Editora FGV. Publicou também artigos relacionados à alimentação, como “Feijão com Arroz e Arroz com Feijão; o Brasil no Prato dos Brasileiros”, “Tendências da Alimentação Contemporânea” e “Comida e Sociabilidade no Brasil”.

Mara Salles é chef-proprietária do restaurante Tordesilhas e, há mais de 20 anos, se dedica à pesquisa da cozinha brasileira, ao resgate dos pratos tradicionais e ao aproveitamento dos ingredientes genuinamente nacionais. É professora de cozinha brasileira e atua no Centro de Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi e é autora de um capítulo dedicado às técnicas e termos empregados na cozinha brasileira do livro 400 g‘, de Betty Kövesi, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli (Companhia Editora Nacional).


Mais informações para a imprensa:
Livraria Cultura - Comunicação
Thaís Arruda (11) 3170-4042
thais.arruda@livrariacultura.com.br
Paulo Scheuer (11) 3170-4033 - ramal 2441
paulo.eduardo@livrariacultura.com.br

10 comentários:

Claudio Moeiro disse...

em tempos bicudos destes, em que o pensar gastronomico esta assim polarizado, o que acha de propor ao patrocinador um "live streaming" via internet para alcançar outros gastronautas brasileiros, como este ora carioca? ou entao, alternativa igual generosa, postar videos dos encontros no youtube? ansioso por resposta!

Breno Raigorodsky disse...

Ótima iniciativa, contem comigo
Breno Raigorodsky

Janine Collaço disse...

Dória
Excelente iniciativa, apenas lamento não poder estar por aí para acompanhar.
Abraços
Janine Collaço

Tadzio disse...

Videos no you tube!!!
muito bom!

Abraço tádzio

e-BocaLivre disse...

Ah, estará no You Tube também!

Claudio Moeiro disse...

tres vivas!

Claudio Moeiro disse...

nao estaria faltando o tema: "o individuo e o gosto"?

Unknown disse...

doria, post replicado no twitter e no meu blog!

José disse...

Poxa Doria,

O horário que vocês escolheram fica inviável para quem trabalha e quer participar... bem que poderia iniciar pelo menos às 19h...
Parabéns pela iniciativa... estarei ancioso pelos videos.

José

Marcia Pinchemel disse...

Vi pelo blog de Cris Couto, vou ficar atenta pois moro em Pirenopolis, mas a tecnologia não vai me deixar por fora. Um abraço Marcia Pinchemel

Postar um comentário