27/04/2010

Eu só quero chocolate

O boletim da FAPESP de hoje traz nota sobre uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia em San Diego, que aponta que mulheres e homens com depressão comem mais chocolate à medida que os sintomas do problema aumentam.

Os participantes foram submetidos a testes e avaliados de acordo com a escala de depressão (CES-D) do Centro de Estudos Epidemiológicos, dos Estados Unidos. Os autores do estudo observaram que homens e mulheres que apresentaram níveis mais elevados na escala consumiram em média 12 porções de chocolate por mês, enquanto que aqueles sem depressão ingeriram menos de cinco porções no mesmo período.
Não houve diferenciação entre chocolate com leite ou com mais cacau. A porção considerada foi de cerca de 30 gramas. Não houve diferença, no período, no consumo de outros alimentos ricos em antioxidantes, como peixes, café, frutas e vegetais, entre outros.

O artigo em que se baseia a nota do informativo da FAPESP, Chocolate and Depressive Symptoms in a Cross-sectional Analysis, de Beatrice Golomb e outros, encontra-se no Archives of Internal Medicine (Arch Intern Med. 2010;170(8):699-703)

0 comentários:

Postar um comentário