07/03/2011

O neo-caipira


Saudar qualquer iniciativa que favoreça a qualidade gastronômica, especialmente o cuidado com a produção das matérias-primas alimentares, é obrigação de todos nós.

A VPJ alimentos, frigorífico de Pirassununga, além dos corte de gado angus e de cordeiro de raça doper, que chama de “prime”, está ofertando nas gondolas um novo frango caipira. Compro no Natural da Terra.

Não há informações de como é produzido, mas como os outros animais desse produtor são verticalizados – da genética ao abate – é de se supor que aconteça algo semelhante com o frango.

De fato, é um produto muito bom. O melhor dentre os que conheço. Já comi vários, e acho que desbancou o Nho Bento. Inclusive pelas carcaças irregulares, além de carne um pouco mais rija, características dos frangos “sem raça” ou de genética misturada e vida ao ar livre. Faltam, contudo, o figado, a moela, o pescoço e os pés do animal. Onde foram parar?

Longa vida aos que se dedicam a restaurar o frango como matéria-prima digna de figurar numa mesa de domingo.

3 comentários:

ricardo yudi disse...

É realmente motivante uma iniciativa destas. O Poulet de Bresse poderia ser o modelo para nossos produtores. É necessário ressaltar que tal modelo não vingaria caso os cozinheiros e consumidores franceses não dialogassem na mesma linguagem.

Afinal de contas, esta é uma via de duas mãos: eu sendo cozinheiro procuro um ingrediente de qualidade e espero que o consumidor perceba e exija com a mesma intensidade a qualidade do mercado como um todo.

Só me preocupo com a forma como estas informações são repassadas ao cliente. O processo não resume-se apenas a taxar o valor do prato a um custo maior e indicar a origem do produto - "polenta mole com farinha de milho moída na pedra no sítio do sr joão". Acredito que seja necessário transparecer a maneira como os ingredientes/produtos são projetados, cultivados e transportados (isso falando por baixo!).

O caminho é longo, sendo esta a ponta do iceberg imagino que um dos pontos para catalisar este processo seja melhorar nossas relações com os produtores e clientes. Vamos conversar?! Comida já não é só comida faz um bom tempo. :)

Abs
Ricardo Yudi
http://www.twitter.com/ricardoyudi

Lídia disse...

Adorei a dica. Concordo com tudo. Aliás, concordo com quase tudo que você escreve e sempre leio ansiosa seus posts!

Anônimo disse...

Compro sempre o Nho Bento, fiquei contente em saber que estão surgindo novas opções! Flávia

Postar um comentário