05/01/2012

Leitor de 5ª não quer ser ranzinza

Está certo. Ninguém é de ferro. Semana passada Comida folgou, assim como os outros suplementos do Folhão. É a política da casa. Já o Estadão põe o bloco na rua faça chuva ou sol. E choveu muito. De modo que os jornalistas mal podiam sair da redação. Talvez por isso, resolveram lançar um Paladar totalmente “de gaveta”. Coisas “insjustiçadas” (!?), como manjar branco, cerveja tcheca. Enfim, um samba do crioulo doido.

Agora, pleno janeiro, motores ligados, vamos que vamos. Mas Comida encomprida as festas. Capa para o “bolo de reis”, coisa que não se comemora aqui. Uma efeméride torta. Se o leitor pesquisar na web ficará mais informado do que pela matéria de Comida. Então, para que? Sei lá. Seção “Minha cozinha” com Adriane Galisteu. Isso nos enche de esperanças: esse ano teremos, sem falta, Hebe Camargo!

Cristiana Couto vai atrás dos futurólogos: qual será a “tendência” gastronomica de 2012? O “gosto pelas cozinhas nacionais”. Enfim, as viúvas de Adrià vem ai. E a “cozinha mais influente” será a de René Redzepi. Pessoalmente sou mais otimista; haverá menos maria-vai-com-as-outras em 2012.

Comida fecha com degustação de águas, informando que “no Brasil, os sommeliers de água, ainda não estão no mercado”, isto é, anunciando que mais um chato se enfileirará futuramente nos restaurantes para nos obrigar a escolher entre várias opções assemelhadas. A moda já chegou nas cervejas, você notou? Bem, em matéria de água quero a minha sem rodela de limão.

Paladar nos informa sobre 10 lugares para comer bem e gastar pouco em NY. Matéria copiada do NYT. Um serviço para quem não lê inglês? O que teria a nos dizer sobre 10 lugares para se comer bem e gastar pouco em SP? Além do Mocotó, quais os outros nove?

Na capa, Paladar me vem com pão fatiado. Que chama de “pãozinho feio”, em “fatiazinha amanhecida”, sobre a qual se põe qualquer coisinha, mundo afora, mudando de nome. Bella roba!, diria meu avo. Paladar, seguindo na linha dos diminutivos, conseguirá em 2012 atingir o público infantil. São os votos de feliz 2012 de Leitor de 5ª.

Ranzinza é um sujeito que se produz com a leitura de apenas dois suplementos de culinária numa só semana de janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário