09/10/2012

Jardim Botânico Plantarum: ver para crer


Locavorismo abstrato não existe. É preciso mergulhar fundo nos meandros de um território e conhecer sobretudo sua flora. O difícil é achar caminhos para isso. Pais enorme, imensas distancias, pensamentos imperfeitos sobre gastronomia regional. 



Pois o Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP), fundado em 2007 pelo agrônomo Harri Lorenzi, é uma grande ponte para superar essas dificuldades.
Possui cerca de 4 mil espécies, sobretudo brasileiras, que fornecem um panorama incrível sobre biodiversidade. A missão do Jardim Botânico é “desenvolver e apoiar estudos taxonômicos e conservacionistas com o maior número possível de grupos botânicos da flora brasileira através da organização e manutenção de coleções vivas e conservação dos recursos genéticos, fornecendo suporte para pesquisadores”. Quer dizer, as coisas então lá, 1 hora e pouco de São Paulo, para serem conhecidas por quem curiosidade tenha. 



É ainda um lugar agradável para se passear. Um parque-convite dominical. Tem um restaurante dirigido por Andrew Bushee, professor de quase todos os chefs da nova geração que fizeram Senac Aguas de São Pedro. Enfim, passeia-se, instrui-se, come-se bem, adquire-se livros fundamentais sobre a flora brasileira, apoia-se uma bela causa e da-se a volta por cima no domingão do Faustão.


1 comentários:

Breno Raigorodsky disse...

Pois fui pra lá e nem tchum para a deliciosa dica de passeio, usei meu tempo para bater papo com os Boscato, comendo sopressata feita por um gênio da localidade, regado a merlot de ótima relação qualidade/preço (R$16,00 a garrafa). E antes que alguém levante a lebre, chapitalização é prática que os Boscato conhecem apenas por literatura, visto que suas uvas superam sempre os 19 BABO

Postar um comentário