09/08/2015

Atualizar o entendimento do que é cozinha brasileira


A noção de “cozinha brasileira” foi forjada no final do século XIX e começo do XX. Um país jovem precisava, para se reconhecer como tal, ter uma literatura, uma música, uma pintura e, claro, uma culinária própria. Por isso, a cozinha brasileira se assemelha a um “romance de formação” e assim será tratada.

Depois de mais de um século, o país mergulhado na globalização, o conceito original já não faz tanto sentido. Somos muito mais universais e menos “nacionais”. Acontece que a literatura mais importante sobre culinária brasileira ficou ligada àquele contexto, especialmente a Câmara Cascudo e Gilberto Freyre.

O curso Construção de uma nova perspectiva histórica sobre a formação da culinária brasileira  procurará justamente rever a dependência do nosso pensamento em relação àqueles autores clássicos e, ao mesmo tempo, desvendar caminhos modernos para um entendimento mais conforme com o que somos hoje. 


Antes de enveredar pelos argumentos históricos,  será apresentada uma visão conceitual do que é a gastronomia moderna, chave de entendimento do passado de uma ótica atual, útil especialmente para aqueles que não estão familiarizados com a gastronomia.


Haverá também a oportunidade de, através de degustações exemplificativas, conhecer algumas preparações ligadas às tradições que convergiram para o “nacional”. Os alunos conhecerão sabores como o do cauím, ou do vatapá como se fazia no século XIX, alargando seu entendimento de base sensitiva.

As inscrições irão até o dia 22 de agosto.




1 comentários:

Gustavo disse...

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2015/08/07/internas_viver,591129/vida-de-henrique-fogaca-do-masterchef-vira-reality-em-2016.shtml

Postar um comentário