24/05/2016

Da cultura guarani ao açúcar europeu: o percurso que nos leva à doçaria caipira


É a vez do curso de Doçaria Caipira. Este curso, apesar de independente, pode ser tomado como o terceiro módulo do curso Total Immersion na Culinária Caipira, anteriormente oferecido. Ele versa sobre aquele domínio onde mais se fez presente a influência portuguesa, por conta da introdução do açúcar. 




Ele visa a preparação intelectual e prática do aluno de modo a poder identificar um conjunto de pratos como de existência coerente com os demais aspectos da cultura culinária caipira. Ao mesmo tempo, explora as possibilidades de se entender e classificar esse capítulo da doçaria de forma independente em relação à grande tradição ocidental (francesa).

Serei responsável pelo aspecto expositivo do curso, que serão complementadas por atividades práticas, conduzidas por Ana Laura Pinheiro.

O curso terá a duração de 12 horas, em quatro aulas de 3 horas cada. As datas programadas são 9, 10, 11 e 12 de junho, começando às 19 horas no dia 9 e 10; e às 9:00hs nos dias 11 e 12. O local será o mesmo dos módulos anteriores, no Alto de Pinheiros, à Rua Aquiramum 12.

Serão tópicos do curso: A introdução do açúcar na capitania de São Vicente; Considerações técnicas sobre receitas; Considerações técnicas sobre as conservas; Considerações técnicas sobre os amidos; Execução de receitas: milho e mandioca crua; bolaria; biscoitos; compotas; bala; licores; doces de ovos; doce de massa (marmeladas); outros; Degustação comentada das receitas. Sugestões de adaptações modernas.

Os que fizeram os demais módulos, terão prioridade nas inscrições. Demais interessados manifestem a intenção desde logo escrevendo para ricardo@trixgastronomia.com.br, reservando vaga e obtendo maiores detalhes sobre pagamento.

1 comentários:

Taís disse...

Ô, Dória, você bem que poderia fazer uns módulos online...

Postar um comentário