05/12/2013

Leitor de 5ª: notas breves


I

Finalmente uma matéria no Paladar que busca esclarecer a confusão proposital que o mercado faz entre sorvete de base industrial e sorvete artesanal. Confusão, de resto, muito ajudada pela imprensa (especialmente Comida...).

Cristiana Menichelli estabelece a fronteira entre o verdadeiramente artesanal (“feito na própria sorveteria a partir do zero e com ingredientes naturais – para atingir o equilíbrio entre gordura, água, ar e açúcar são permitidos apenas estabilizantes e emulsificantes de origem natural”) e o pseudo- artesanal, que parte de bases industriais prontas.

Mas ela estabelece outras diferenças, como entre o “gelato” e o “ice cream”, quando não se usa estabilizante. Uma preciosidade, porque o bom sorvete é feito no dia e nesse caso não precisa ser “estabilizado”...

Enfim, o consumidor de sorvete artesanal deve procurar o Frida & Mina, a Casa Eli ou o Purogusto (este não conheço). Esqueça o Bacio di Latte e o Stuzzi, por exemplo.

II

Matéria de capa de Paladar sobre “truques culinários” ou “tour de main”. Se preferirem, o “pulo do gato”. A idéia é que é possível cozinhar, ou cozinhar melhor, colecionando pulos do gato. Bobagem.

III


Matéria sobre o food truck, que vem ai na onda do projeto de lei de Andrea Matarazzo sobre estacionamento de comida de rua. Dá o que pensar o destaque para os chefs, chefinhos e chefetes prestes a se aventurarem. 

E os vendedores de rua já estabelecidos há decadas, sempre fugindo da polícia. A vida deles irá melhorar ou terão que enfrentar mais uma dificuldade: a concorrencia dos cozinheiros que tem R$ 300 mil para investir e  contam com a cobertura da imprensa?

0 comentários:

Postar um comentário